Escrevendo o Futuro: 20 anos de impacto positivo na vida de educadoras(es) e estudantes
Conheça a história e o legado desse programa que virou política pública e tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita por meio de ações formativas e do trabalho com gênero textuais
Em 2002, aos 16 anos, o aluno Ronilson da Silva Procópio testemunhou a escritora Lygia Fagundes Telles lendo o trecho acima e o restante do artigo de opinião que ele escrevera sobre as dificuldades que os ribeirinhos enfrentam no período de cheia dos rios onde mora, em Benjamin Constant (AM).
O acontecimento se deu durante a cerimônia final da primeira edição do Programa Escrevendo o Futuro – que à época era chamado de Prêmio Escrevendo o Futuro e que teve ainda participação, em vídeo, do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Ronilson, que havia iniciado seus estudos apenas aos 12 anos, lembra não somente da emoção daquele dia até hoje como sente os legados de ter participado do Programa: o seu acesso ao ensino superior.
Já a sua professora Maria da Conceição Oliveira Rodrigues conta que a escola ainda possui o acervo de livros que recebeu na época, como parte da premiação.
Essas são apenas dois dos milhares de estudantes e docentes impactadas(os) positivamente pelo Programa Escrevendo o Futuro, que comemora 20 anos em 2022 e que sempre teve como tema do concurso “O lugar onde vivo”.
Maria Aparecida Laginestra, da equipe técnica do Programa, conta que:
Esse tema é interessante porque permite que a escrita extrapole os muros da escola. O(A) professor(a) pode trabalhar com os poetas locais e a cultura regional que são, muitas vezes, invisibilizadas ou discutir as questões polêmicas do lugar com estudantes. Também valoriza o olhar crítico e o espaço de pertencimento”.
Maria Aparecida Laginestra, da equipe técnica do Programa Escrevendo o Futuro
Ao longo de todo esse tempo, o Programa cresceu, passou por mudanças, se adaptou às tecnologias e aos novos tempos, mas mantém sua essência: fomentar a formação docente, o trabalho com gêneros e sequências didáticas e incentivar a produção textual de estudantes.
Maria Aparecida também relembra como tudo começou:
Em 2001, foram divulgados os resultados do primeiro Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que mostravam o Brasil muito abaixo da média dos países participantes no quesito leitura. Ao ver esses dados, a Fundação Itaú, atualmente Itaú Social, decidiu desenvolver um concurso de textos que incentivasse a leitura e escrita de estudantes das escolas públicas. Para concretizar o projeto, procuraram o Cenpec para a coordenação técnica”.
Maria Aparecida Laginestra, da equipe técnica do Programa Escrevendo o Futuro
Sob a coordenação de Sônia Madi, especialista em currículo e didática do português, a proposta foi ampliada, incluindo o trabalho com gêneros textuais a partir de sequências didáticas e a formação de professores(as) nos anos em que o concurso não era realizado.
A decisão foi tomada seguindo o princípio de que a produção escrita deve ser uma prática social, integrando as diferentes áreas do ensino de Língua Portuguesa – orientação que se mantém até hoje, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Criamos um projeto que conversava com as políticas públicas para a educação brasileira. Em 1997, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) trouxeram a proposta de ensinar gêneros de textos por meio de sequências didáticas, mas as escolas ainda tinham dificuldade para implantar esse modelo”, explica.
Sônia Madi, especialista em currículo e didática do português
Em 2008, o programa ganhou novo alcance com uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) que transformou o programa em política pública: a Olimpíada de Língua Portuguesa.
Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho do Cenpec, conta a importância desse momento:
O objetivo do Cenpec sempre foi desenvolver metodologias e tecnologias educacionais que pudessem impactar as políticas públicas e eis que o programa se transformou em uma política pública. A parceria ampliou a legitimidade do Programa, o número de inscrições e o diálogo com as secretarias de educação”.
Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho do Cenpec
O Programa passou por muitas mudanças nos últimos 20 anos, buscando incorporar novas estratégias de trabalho e dar apoio às(aos) docentes no trabalho com as(os) estudantes. A formação sempre foi um eixo central do trabalho, que dialoga com as diversas ações desenvolvidas.
“Todas as estratégias do Programa têm caráter formativo: os Cadernos Docentes, o apoio que a(o) professora(or) recebe ao se inscrever na Olimpíada de Língua Portuguesa, as ações que acontecem via Portal ou os materiais impressos. Todos são pensados para ampliar essa formação”, diz Anna Helena.
Como já é tradição no Programa, nos anos em que o concurso não é realizado, as ações são dedicadas à formação docente. Além disso, ao longo do tempo, foram criados uma série de cursos sobre o trabalho com língua portuguesa no contexto escolar, que hoje são oferecidos on-line e de forma gratuita.
Maria José Pereira participou da primeira turma do curso “Sequência didática: escrevendo por meio de resenhas”, em 2011. Ao concluí-lo, foi convidada para atuar como mediadora das próximas turmas, o que faz até hoje, além de trabalhar na direção pedagógica de Ribeira do Pombal (BA).
Fui me percebendo como professora da língua portuguesa e que está envolvida também com outras(os) professoras(es) da área, passei a me ver como protagonista da minha formação e como apoiadora de outros colegas”, conta.
Maria José Pereira
O formato dessas diversas ações passou por mudanças nesses 20 anos, se adaptando às novas necessidades e desafios da educação brasileira. Mas permanecem constantes o compromisso com a formação e o apoio ao trabalho docente.
Tereza Ruiz, coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro, destaca como a prática de sala de aula, o concurso e o caráter formativo do Programa se complementam:
Nossas ações surgem do contato com essas(es) docentes e são voltadas para atender as angústias e desafios que as professoras e professores de Língua Portuguesa dividem conosco. A ideia é que a(o) professora(or) tenha autonomia, mas com apoio e interlocução. Queremos tirar a(o) docente desse lugar de solidão e criar uma comunidade de troca e diálogo sobre possibilidades de trabalho, materiais de referência de cunho pedagógico etc”.
Tereza Ruiz, coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.