Magda Soares: uma educadora comprometida com a alfabetização de todas e todos
Entenda a importância que a professora Magda Soares (1932-2023) teve na área de alfabetização e letramento, e como ela relacionava o ensino da língua à redução das desigualdades
Artigo de Alexsandro Santos, conselheiro do Cenpec, no Estadão
O conselheiro do Cenpec e diretor presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, Alexsandro Santos, foi certeiro ao intitular o artigo que assinou esta semana no Estadão em homenagem à Magda Soares.
Um dos maiores nomes na área da alfabetização e letramento no Brasil, Magda Soares faleceu no começo desta semana, no dia 1o de janeiro de 2023.
Professora emérita da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora e uma das fundadoras do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), teve diversos livros publicados e premiados.
Com destaque para os teóricos Alfabetização e letramento (São Paulo: Contexto, 2004), Português: uma proposta para o letramento (São Paulo: Moderna, 2002) e Letramento: um tema em três gêneros (Belo Horizonte: Autêntica).
A sua recente obra Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever, publicada em 2020 pela Editora Contexto, já diz no título também a que veio e no que a especialista acreditava, tanto por meio de estudos acadêmicos quanto pela prática e vivência em sala de aula.
O livro parte da experiência de Magda como consultora da rede municipal de educação da cidade mineira de Lagoa Santa, onde desenvolveu desde 2007 um intenso trabalho ligado à formação de professoras(es) da rede pública.
Contribuições inestimáveis
O forte compromisso da pesquisadora com a redução das desigualdades é inegável e evidente, seja nas suas obras, nos projetos que participava ou nos estudos que desenvolvia.
Antonio Augusto Gomes Batista, professor da UFMG que foi aluno e orientando de Magda Soares, trabalhando com ela no Ceale, destaca uma visão singularque a educadora tinha:
O mais comum é o pesquisador que tem, por exemplo, uma forte formação em determinado aspecto, como linguística textual, tirar conclusões a partir de seus estudos para o ensino da língua. Essa é uma maneira muito parcial de enfrentar o problema. A Magda não. Ela sempre buscou integrar diferentes perspectivas ao objeto em si, e sempre conciliou os estudos teóricos e a pesquisa com a prática“.
Para Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Cenpec, Magda Soares era uma “educadora profundamente comprometida com a educação pública brasileira e profundamente apaixonada pela educação”.
Ela ressalta a importância que Magda dava para a função social da escrita na redução das desigualdades:
Uma das suas principais contribuições se deve ao fato de mostrar que a familiaridade com os textos escritos, com a função social da escrita, com os diferentes gêneros que circulam socialmente não é só uma consequência da alfabetização, mas também é condição. Ela traz uma visão de que a alfabetização não é um ato apenas motor e de desenvolvimento de competências cognitivas e de habilidades motoras, mas ela é, antes de tudo, uma familiaridade, um conhecimento com a função social. E isso está intrinsecamente ligado com as oportunidades de interação que as crianças têm com a leitura e o que está escrito“.
Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Cenpec
Entenda o conceito de alfabetizar letrando de Magda Soares
Para a professora Magda Soares (UFMG), referência nos estudos de letramento desde a década de 1980, é necessário articular as práticas letradas ao ensino sistemático das relações entre grafemas e fonemas da língua.
Neste especial multimídia originalmente publicado na Plataforma do Letramento, é possível compreender melhor essa proposta.
Para ambas(os) as(os) entrevistadas(os), é preciso manter um compromisso com essa missão que Magda Soares mantinha viva, de olhar para o todo e buscar a garantia de uma educação de qualidade para todas e todos.
“Ela foi uma pessoa extraordinária que, aos 90 anos, ainda estava preocupada com a necessidade de continuar estudando e produzindo trabalhos nessa perspectiva para que a educação fosse cada vez mais libertadora, mais compromissada com a redução das desigualdades. Precisamos manter o desenvolvimento de estudos integrativos que busquem compreender as relações entre educação, ensino e classe sociais”, diz Antônio.
“Por conta das desigualdades educacionais brasileiras, onde temos um número significativo de alunas e alunos que não têm na família e na comunidade onde vivem a oportunidade dessa convivência com os diferentes gêneros de escrita que circulam socialmente, as oportunidades e os letramentos são menores. A escola, portanto, tem um papel fundamental de garantir isso – e Magda sabia muito bem disso“, diz Anna Helena.
Magda Soares no Portal Cenpec
Confira abaixo reportagens do Portal Cenpec que trazem as opiniões e reflexões de Magda Soares sobre alfabetização e letramento.
Métodos de alfabetização, sejam quais forem, não resolvem as desigualdades sociais que pesam sobre as crianças, a precariedade das escolas públicas em infraestrutura, a falta de material de ensino e de bibliotecas, entre outros fatores. Não resolve, sobretudo, a formação de professores para alfabetizar, o que não se tem feito neste país, já que onde isso deveria ser feito, os cursos de Pedagogia, não acontece, da mesma forma como também não nos chamados cursos de formação continuada. Nesses se pretende continuar o que nem foi ainda realizado”
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.