Saiba mais sobre o conceito de clima escolar, quais dimensões ele engloba, como avaliá-lo e promover a participação da comunidade escolar
Por Stephanie Kim Abe
A discussão sobre violência escolar acertou em cheio escolas brasileiras de todas as regiões nos últimos meses.
Se, por um lado, esse debate tem levantado questões importantes, como a regulamentação das redes sociais e a importância de não dar espaço para discursos de ódio, por outro, também tem feito redes de ensino e escolas pensarem para além de medidas pontuais e imediatas e olharem para as condições institucionais e as relações pessoais dentro de suas instituições de ensino.
Até mesmo escolas que já olham de forma cuidadosa para essas questões não passaram incólume. é o caso da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Profª Adolfina J. M. Diefenthäler, localizada em Novo Hamburgo (RS). A Emeb Adolfina tem uma tradição de mais de dez anos de gestão democrática e de práticas pedagógicas que buscam a convivência compartilhada e respeitosa entre todos e todas.
Todo mês, são realizadas assembleias de docentes e funcionárias(os), de familiares e estudantes, em que cada grupo da comunidade escolar discute qualquer tema que acha relevante. Anualmente, uma conferência escolar com toda a comunidade discute ações a serem priorizadas para o ano letivo seguinte. Há ainda o recreio compartilhado e o projeto Fora da Caixa, que reúne, semanalmente, estudantes de diferentes idades para realizar uma oficina prática diversa com uma(m) professora(or).
Joice Lamb, coordenadora pedagógica, explica:
Assim, as crianças vão aprendendo e entendendo que quando estamos em interação, nós nos reconhecemos, percebemos os outros como pessoas válidas. A escola não pode ser um espaço em que as pessoas não têm contato umas com as outras de forma positiva – se não, teremos só competição e estaremos criando crianças individualistas.”
Joice Lamb
Assegurando um espaço seguro
Segundo a coordenadora Joice, mês passado circulou entre os grupos da comunidade escolar um vídeo de ameaça de ataque à escola. Isso fez com que as famílias ficassem apreensivas e a escola não fosse vista mais como um espaço seguro.
“Famílias, docentes, estudantes ficaram assustadas(os). Temos uma pracinha perto da escola, e não podíamos levar as crianças lá, por exemplo. Mesmo que a gente não queira, isso fez a escola adoecer”, conta ela.
Além de reforçar a segurança, a solução foi receber as crianças com brincadeiras, visita de palhaços, atividades lúdicas, cartazes com frases de amor, buscando ressignificar aquele dia da possível ameaça.
A coordenadora acredita que esse histórico de participação e acolhimento ajudou nesse período mais crítico de insegurança – e isso só reforça a importância de manter esse trabalho daqui em diante:
“O grosso do clima de violência passou, mas ele reverbera de outras maneiras. Por isso a importância de garantir um bom clima escolar sempre. A escola é um lugar onde vamos para compartilhar conhecimento, mas também de relações. Quando a escola tem um bom clima escolar, a gente já percebe na entrada da escola porque as pessoas se olham no rosto, se reconhecem”.
Doutor em Educação e pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), Adriano Moro traz uma referência semelhante à de Joice Lamb quando fala do clima escolar como uma atmosfera que existe na instituição de ensino: “quando adentramos uma escola, seja ela qual for, sentimos como aquele ambiente está: se está harmonioso, convidativo, alegre, hostil“.
Dessa forma, o conceito de clima escolar pode parecer subjetivo – e realmente é. Ele é abrangente e complexo também. Apesar de não haver uma definição única, Adriano explica:
O clima escolar diz respeito ao conjunto de percepções ativas e expectativas que as pessoas da comunidade escolar têm quando convivem nesse espaço. Essas percepções são advindas das vivências e das experiências que o sujeito vai constituindo nesse ambiente com relação a uma série de fatores que se relacionam e estão presentes na escola: normas, objetivos, valores, relações humanas, organização e estruturas física, pedagógica e administrativa.”
Adriano Moro
Considerando esses diferentes aspectos, é natural que o clima escolar tenha uma ligação direta tanto com o enfrentamento da violência escolar como com a melhora do rendimento acadêmico. Um clima escolar ruim pode significar mais conflitos e afetar a saúde mental de estudantes, educadoras(es), gestoras(es), funcionárias(os).
Mas, para Adriano, o aprimoramento do rendimento escolar não deve ser o foco de um trabalho para a melhoria do clima escolar, mas sim uma consequência.
“Precisamos tomar cuidado para que o diagnóstico do clima escolar não se torne utilitarista, com vista apenas na melhoria do rendimento. A melhoria do clima escolar é um fenômeno por si só, pois ela trata do bem-estar da instituição. A ideia é fazer do ambiente escolar um lugar melhor para estudar, trabalhar, conviver, viver. Precisamos olhar para o clima escolar positivo nessa perspectiva abrangente que valoriza todas as potencialidades que a escola pode desenvolver em toda a comunidade escolar”, diz.
“Quando começamos com essa experiência, no início de 2014, não havia um instrumento de diagnóstico do clima escolar validado teorica e estatisticamente para oferecer às escolas brasileiras. Aprofundamos os estudos olhando para os instrumentos e as pesquisas que já existiam no exterior, como do National School Climate Center (NSCC) dos Estados Unidos, e tomamos o cuidado de adaptar e olhar para o contexto das escolas do Brasil”, explica Adriano.
Os questionários criados e testados são direcionados a professoras(es), estudantes e gestoras(es), e possuem oito dimensões, conforme a matriz de referência abaixo:
O Manual ainda traz explicações sobre como interpretar e analisar as respostas e os achados do diagnóstico.
Cuidados para avaliação do clima escolar
Uma gestão democrática é essencial para que o diagnóstico do clima escolar seja bem-sucedido. Como o clima escolar é composto pelas percepções de cada pessoa envolvida no ambiente escolar, essa avaliação deve ser aberta e contemplar a visão de todas e todos.
O pesquisador chama atenção à necessidade de que esse processo ocorra por adesão, sem imposição. “Esses questionários são os disparadores reflexivos para que a escola como um todo contemple as diferentes percepções e identifique questões que, muitas vezes, já estavam aparecendo há tempos e precisam ser tratadas“, diz.
Uma vez aplicado o instrumento, a análise dos resultados deve ser realizada com cuidado, primeiro por gestoras(es) e corpo docente, depois compartilhada e discutida com toda a comunidade escolar.
“Percepções divergentes sobre uma mesma questão podem ser um sinal de alerta. Por exemplo, por que meus alunos sentem que há muitas situações de conflito nas turmas, mas os professores não? Refletir sobre essas convergências e divergências identificadas é extremamente importante”, explica Adriano.
Ela também deve olhar para o perfil das pessoas respondentes, de forma a levar em consideração a diversidade e as possíveis desigualdades que podem estar se refletindo na percepção de diferentes grupos dentro do ambiente escolar.
Olhamos primeiro a escola como um todo, e depois as diferentes populações que compõem essa comunidade escolar. Será que as crianças com deficiência se sentem tão pertencentes à escola como as crianças sem deficiência? As professoras negras se sentem tão respeitadas, pela gestão ou os estudantes, quanto as professoras brancas? Um olhar cuidadoso vai nos mostrar se o clima escolar está sendo equitativo ou aprofundando desigualdades.“
Adriano Moro
A devolutiva e o plano de ações também devem abranger a comunidade escolar, de forma que todas pessoas possam contribuir para a elaboração de soluções a serem implementadas em médio e longo prazo.
Vale lembrar que o diagnóstico do clima escolar não deve ser utilizado para pensar uma maneira de comparar escolas. “Cada escola tem um clima, e não existe uma média do clima escolar”, alerta o pesquisador.
Livro A avaliação do clima escolar no brasil: construção, testagem e validação de questionários avaliativos, de Adriano Moro. Curitiba: Appris, 2020.
Artigo Os desafios causados pela excepcionalidade da Covid-19 e o clima escolar, de Telma Vinha e Adriano Moro, encontrado no e-book Educação, escola e pandemia. Pimenta Cultural. 2021.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.