Oficina: Letramento com temas da comunidade

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Oficina: Letramento com temas da comunidade

Projeto de leitura e escrita com base em situações comunicativas sobre temas da comunidade. Autoria: : Paula Baracat De Grande/Plataforma do Letramento

O que é?

Projeto de letramento com base em temas relevantes para a comunidade

Materiais

Computadores, tablets ou celulares com acesso à internet, papel pardo ou cartolina para confecção de cartazes.

Finalidade
  • Levantar e discutir problemas da escola, do bairro ou da cidade.
  • Selecionar um dos problemas levantados e pesquisar sobre ele.
  • Preparar e realizar entrevista com pessoas da comunidade que possam ajudar a compreender o problema.
  • Planejar e executar ações para solucionar o problema.
  • Ler e produzir textos de vários gêneros para o plano de solução do problema.
Expectativa

Promover o letramento das(os) estudantes por meio de temas relevantes à comunidade a que pertencem.

Público

Estudantes do ensino fundamental II*

Espaço

Sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.

Duração

4 a 5 encontros de 1h30 cada

*Os projetos de letramento podem ser aplicados em qualquer fase da escolarização, com as devidas adequações. (Confira, ao final da proposta, sugestões de leitura relacionadas a diferentes etapas do ensino).


Início de conversa

Na escola, muitas vezes as atividades de ler e escrever apresentam objetivos circulares: lê-se para aprender a ler, escreve-se para aprender a escrever. Contudo, em nossa vida, sempre lemos e escrevemos para cumprir outros objetivos, para agir no mundo social.

Considerando isso, esta oficina dá sugestões para professoras(es) e educadoras(es) desenvolverem projetos de letramento com base em questões ou problemas identificados pelas(os) estudantes como de interesse do grupo.

Nesta proposta, o conteúdo deixa de ser o elemento estruturante do currículo, dando centralidade a práticas sociais letradas. As situações comunicativas oferecem a oportunidade de ler, escrever, falar e escutar uma variedade de gêneros discursivos, como também de aprofundar, sistematizar e avaliar conteúdos (KLEIMAN; TINOCO; CENICEROS, 2013).

O que é letramento?

Ao promover o protagonismo estudantil, a proposta envolve flexibilidade e imprevisibilidade. Assim, é importante manter um diálogo aberto e constante entre as partes: professora(or), estudantes e comunidade escolar. Parceria, colaboração e criatividade são essenciais para isso. Vamos nessa?


Na prática

A escolha do problema

A escolha do problema ou da questão que guiará o projeto de letramento deve partir das(os) próprias(os) estudantes. Para iniciar, é interessante que você direcione uma primeira conversa sobre problemas da escola, do bairro ou do município que interessam e/ou afetam a elas(es). Caso já tenha observado as(os) alunas(os) discutindo algum problema local, explore o debate para propor o projeto.

O problema pode ser um fato que atinge a turma. Por exemplo: nos últimos dias, muitas(os) estudantes faltaram por terem contraído dengue; ou tiveram seus materiais estragados por alagamentos que atingiram o bairro na época de chuvas; ou um(a) aluna(o) quase foi atropelado em frente à escola e já houve casos parecidos; ou um(a) estudante cadeirante não tem acesso a todos os espaços da escola e é impedido de realizar algumas atividades etc.

Lixo retirado do rio
Material retirado do Rio Negro e igarapés de Manaus (AM). Foto: Valdo Leão/Semcom

Vamos supor que, por causa das reclamações de estudantes e famílias, você observou que a falta de coleta de lixo é um problema no bairro. Algumas pessoas adoeceram devido ao acúmulo de lixo pelas ruas, o que é agravado na época de chuvas.

Note que o que guia o projeto não é somente um tema – o lixo, por exemplo –, mas a busca de soluções para um problema real na vida delas(es).

Assim, a proposta não é estudar o lixo como um tema isolado, mas sim aprender sobre lixo, seus componentes, a coleta no bairro, quais são os tipos de coleta e quem são os responsáveis pelo serviço. Esta será a base da pesquisa, as(os) estudantes vão pensar e planejar ações para solucionar a falta de coleta no bairro. É essa prática social que vai orientar as leituras, escutas e produções escritas e orais no projeto.

Promova um debate sobre o problema com a turma, lançando perguntas para saber mais sobre a questão e provocar reflexões. Sugestões:

  • Desde quando a coleta de lixo não é periódica?
  • Onde as famílias costumam deixar o lixo para a coleta?
  • Esse local é apropriado? Por quê?
  • Quais problemas vocês já enfrentaram devido ao acúmulo de lixo nas ruas e calçadas?
  • Que doenças vocês acham que podem ser causadas por esse acúmulo?
  • O que a época de chuvas tem a ver com isso?
  • O que poderíamos fazer para solucionar o problema?

Organize as informações em cartazes para retomar depois. As perguntas não respondidas ou parcialmente respondidas também são importantes para o que os alunos vão pesquisar. Você pode propor a organização da seguinte maneira:


Nosso problema

O que já sabemos?
O que queremos saber?
Possíveis ações
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________

Destaque que é preciso entender o problema e suas consequências para conscientizar a população do
bairro sobre a questão e exigir providências das autoridades. Para isso, proponha pesquisas sobre o assunto.


🔎 Pesquisando problemas e soluções

Divida a sala em grupos e proponha que pesquisem o problema. Também peça que reflitam sobre ações que a turma pode promover em busca de soluções. Você pode trazer textos que ajude a compreender a questão. Em nosso exemplo: reportagens, artigos, infográficos que abordem o lixo, a coleta adequada, os aterros sanitários e lixões, e ainda leis e regulamentações sobre a coleta na cidade.

Leia com a turma textos de gêneros que não se costumam trabalhar no dia a dia, como artigos da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), abrindo espaço para perguntas e comentários para promover a compreensão. Outros textos podem ser distribuídos aos grupos para discussão posterior. Solicite que as(os) estudantes tragam referências sobre o assunto para ler e debater em grupo.

🗨️ Entrevistando a comunidade

As(Os) estudantes também podem sugerir a entrevista de pessoas da comunidade que contribuam com informações sobre o problema e colaborem no planejamento de uma solução. Caso não conheçam ninguém, busque especialistas dispostos a conversar com a turma.

Antes da entrevista, elabore um roteiro de perguntas com a turma. É interessante definir bem o tema e o objetivo da conversa, e compartilhar com a pessoa que será entrevistada.

Uma ideia é que a pessoa entrevistada dê uma palestra aberta à comunidade. Nesse caso, a turma se encarregaria de fazer o convite, promover o evento com cartazes e panfletos, fazer anotações durante a palestra e fazer as perguntas ao fim a fala.

🧱 Construindo uma solução

Após as pesquisas, proponha que cada grupo apresente o que aprendeu sobre o problema e propostas para solucioná-lo. Depois da apresentação de todos os grupos, discuta as soluções propostas:

  • Quais foram mais interessantes?
  • Quais podem ser realizadas pelas(os) próprias(os) estudantes?
  • Quem pode ser envolvido nessas ações: outras turmas, professores, comunidade, poder público?

Com base nessa discussão, a turma deve elaborar uma lista de ações, indicando possíveis parcerias e prazos para realização. Lembre a elas(es) que os conhecimentos construídos nas pesquisas devem servir de base e argumento para a busca de soluções. O planejamento deve ser registrado e compartilhado com todas as pessoas envolvidas:


Lista de ações

Ações planejadasParceiros
Prazos de realização
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________

🛠️ Ações para solucionar o problema

Vamos supor que a lista de ações gerada na turma foi a seguinte:

  • elaborar carta aberta à comunidade, apresentando o problema e argumentando sobre alternativas para resolvê-lo ou minimizá-lo, instruindo sobre a separação, o armazenamento e o descarte de lixo;
  • organizar uma passeata pelo bairro e arredores para denunciar o problema e cobrar providências das autoridades − nessa ação, além de produzir as faixas, cartazes e palavras de ordem, a turma precisa mobilizar as pessoas da escola e do bairro para participarem da manifestação, divulgando os motivos da passeata, o perigo da falta de coleta, os órgãos responsáveis pelo serviço etc. Vale entrar em contato com jornais locais para divulgar a passeata;
  • elaborar uma carta reivindicatória à prefeitura do município − além de estudar o gênero textual a ser produzido, as(os) estudantes podem retomar o que pesquisaram sobre o tema para levantar argumentos, como também recolher assinaturas para um abaixo-assinado a ser anexado à carta;
  • monitorar as ações da prefeitura para a solução do problema e divulgar essas informações à comunidade − isso pode ser feito por meio de informes a serem distribuídos ou expostos em locais de grande circulação na comunidade; a turma pode publicar esses comunicados em uma rede social do bairro.

Ao longo desse projeto de letramento, conteúdos de várias disciplinas podem ser estudados. Estes são alguns temas envolvidos em nosso exemplo:

  • decomposição de matéria orgânica;
  • reciclagem;
  • verminoses e outras doenças parasitárias;
  • criação artística de cartazes, faixas e convites;
  • poluição do solo e das águas…

Além desses temas, há diversos conhecimentos linguísticos desenvolvidos na leitura e na produção dos gêneros textuais envolvidos na pesquisa e nas ações. Por isso, a parceria entre professoras(es) é muito bem-vinda. Por meio de diferentes usos da linguagem, orientados para uma prática social, as(os) estudantes podem agir sobre o mundo e encontrar soluções concretas para problemas da comunidade.


Hora de avaliar 

 Peça para observarem que houve um processo que durou um certo tempo, desde  a discussão inicial para decidirem qual problema seria o foco das ações até o desenvolvimento da solução planejada em conjunto.

  • Como foi esse processo?
  • Houve alguma discordância?
  • Algum impasse?
  • Como resolveram?
  • O que foi mais legal nesse processo? E o que foi mais chato – ou mais difícil?
  • O que aprenderam?
  • Há algo mais a aprender e a fazer?

Reciclagem em pauta no mês do meio ambiente

3 Rs: Reduza, Reutilize e Recicle


Você conhece a legislação que incentiva a reciclagem no Brasil? Conhecida como Lei de Incentivo à Reciclagem, a Lei 14.260/21 estabelece incentivos fiscais e benefícios para projetos que estimulem a cadeia produtiva da reciclagem. A lei também determina a criação do Fundo de Apoio para Ações Voltadas à Reciclagem (Favorecicle) e dos Fundos de Investimentos para Projetos de Reciclagem (Pró Recicle).

🖥️ Quer saber mais? Assista ao webinar (ao lado) que vai discutir o Pró Recicle. O debate on-line acontece dia 15/06, às 17h (horário de Brasília), no canal do Movimento Circular no YouTube. O webinar marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado, desde 1974, no dia 5 de junho, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU).


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