Tutorias do APC: Olhar atento para enfrentar as desigualdades educacionais
Conheça a experiência de três municípios do Conisul Alagoas e como a tutoria tem apoiado pontos focais a superarem desafios e implantar ações para recomposição de aprendizagens
por Débora Britto
É por meio da atuação sistêmica da rede de educação que o Programa Eleva Aprendizagem atua para o fortalecimento da recomposição da aprendizagem e do enfrentamento das desigualdades educacionais. Esse olhar atento às pessoas que fazem essas conexões têm se mostrado um acerto no planejamento, outro princípio fundamental do programa.
Ao longo de 2023, para além das formações, as(os) técnicas(os) das secretarias de educação dos 17 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul Alagoas) e estão implementando o Apoio Pedagógico Complementar (APC) têm participado de uma tutoria especial.
Camila Arelaro, tutora do APC, destaca como cada município tem sua especificidade e, por isso, os encontros de tutoria foram fundamentais para os avanços neste ano, com destaque para a mobilização local. “Temos visto um movimento muito positivo para ampliar a comunicação do projeto e trazer novas vozes para entender como o projeto repercute nas escolas”.
Já aconteceram três momentos de tutoria e o quarto está previsto para início de outubro.
Nós construímos as pautas sempre de forma democrática e colaborativa. Na terceira tutoria, nós fizemos perguntas para entender qual caminho o município tinha traçado até aquele momento, como tinha sido seu percurso, os gestores puderam contar como foi a organização escolar em relação aos horários, novas turmas/salas, possibilidades e dificuldades de espaço. Estamos na escuta de como cada lugar se posicionou sobre o que conseguiu fazer dentro de suas possibilidades e a partir disso o que ainda é possível”, explica.
Camila Arelaro, tutora do APC
Outro ponto que chama atenção e deve ser comemorado, segundo Camila, é a energia dedicada à formação de professores por todos os municípios. “Está havendo um esforço consistente para que professores que assumam as salas estejam em formação permanente”, conta a formadora.
“Desde o início do ano, a gente vem fomentando e acompanhando a construção do plano de ação do Programa Eleva Aprendizagem. Todos os municípios criaram seus planos e a gente foi tentando contribuir ao máximo no que era possível. Estimulamos que cada município construísse seu plano de formação com base nas suas agendas. O plano de formação de professores já foi agregado ao plano de ação e alguns municípios que já começaram a fazer formações com sua rede. Inclusive, alguns pontos focais tiveram suas primeiras experiências como formadores”, conta. Tem sido um processo democrático e colaborativo, ela reforça.
Para Graça Rosa, também formadora e tutora do APC, estar mais próximo dos pontos focais têm sido positivo para apoiar cada município. “Conheço melhor o que está acontecendo, as dúvidas que eles têm. Mesmo em municípios em que a equipe técnica mudou praticamente inteira. Houve municípios que mudaram até secretário de educação, quando isso acontece pode acontecer uma quebra, nesse sentido a tutoria foi basilar para apoiar as equipes novas“, explica.
Nossa expectativa durante o percursos era conhecer melhor as equipes, apoiar na implementação do programa nos territórios, além de ajudar em eventuais dificuldades que eles tivessem nesse processo. Não queríamos o estigma de que estávamos lá para cobrar ou criticar, mas queríamos que eles pudessem contar conosco para apoiá-los nas dificuldades. Nossa expectativa maior é de ganhar confiança e tornar o encontro significativo para eles”, conta.
Graça Rosa, formadora e tutora do APC
✏️
Aprendizado coletivo e em desenvolvimento
Larissa Carvalho, ponto focal e técnica dos anos iniciais do município de Roteiro, conta como a tutoria contribuiu para tomar decisões com mais segurança, baseada nos processos anteriores.
A tutoria teve grande relevância no processo de construção e reavaliação do Plano de Ação e Formação no município de Roteiro. A cada etapa, novos desafios surgiam, trazendo consigo, dúvidas e inseguranças, que eram sanadas a cada encontro realizado. A partir das reuniões feitas por nossa tutora e de seus direcionamentos, foi possível fazer uma análise mais criteriosa do PAF do município”.
Larissa Carvalho, ponto focal e técnica de Roteiro
De acordo com Graça, os dados produzidos com o diagnóstico se tornaram grandes aliados para os pontos focais. Nos momentos de tutoria foi possível se debruçar sobre o que eles significavam.
Essa ideia de olhar para o plano como algo vivo é um hábito que ainda não tínhamos construído, é aprendizado em desenvolvimento. Então os momentos de tutoria iluminam e ajudam a olhar para ações já feitas e que ainda podem ser realizadas. Até hoje elas e eles citam como o diagnóstico foi importante, afinal é um retrato da secretaria, uma radiografia da rede de educação municipal”, explica.
Graça Rosa, formadora e tutora do APC
“Nos fez expandir nosso olhar, nos trouxe maior segurança para não só construirmos o documento em si, como também ter a certeza de que estaríamos ofertando o melhor para a educação de nosso município”, diz Larissa.
✏️
Fortalecimento das ações em rede
Para Cristiane de Santana Simões, técnica da secretaria de educação de São Brás, a tutoria tem contribuído para o maior engajamento da rede municipal, através das formações para recomposição da aprendizagem nos anos iniciais.
Um ponto positivo é que a tutoria nos ajudou na compreensão dos dados coletados e, a partir deles, a definir as intervenções necessárias de acordo com os níveis de cada estudante. Temos visto o aumento na taxa de participação dos estudantes e a elevação do nível de proficiência dos alunos”, diz.
Cristiane de Santana Simões, ponto focal de São Brás
Foi por meio do acompanhamento que, em São Brás, surgiu a ideia de realizar parcerias educacionais entre as escolas da rede, através da socialização das práticas exitosas de cada uma, para estimular as(os) professoras(os).
Como resultado das formações ocorreu um seminário avaliativo entre todas as escolas da nossa rede, que teve como objetivo o incentivo à leitura, produção e interpretação textual, além das práticas sociais de linguagem desenvolvidas em sala de aula pelas(os) professoras(es) das 12 escolas que participaram das formações”, conta .
Cristiane de Santana Simões
Os espaços de troca entre municípios também são parte da formação e do acompanhamento da tutoria, promovendo um aprendizado a partir da experiência alheia.
“Uma das maiores dificuldades dos municípios, por exemplo, é em relação ao espaço físico. Alguns apresentaram proposta de que não havia as quatro paredes da sala de aula, mas tinha quintal, tinha terreiro, tinha quintal com espaço. Foi interessante as pessoas ouvirem dos colegas que as quatro paredes não inviabilizam a realização desses momentos. A gente não precisa trabalhar só com a bilateralidade do papel, podemos trabalhar com propostas alternativas e criativas. Dá ideias a outros colegas. Nesses momentos a experiência de um inspira outras. Aí está a importância do papel da equipe e colaboração/disposição de gestoras(es) e professoras(es). Para construir espaços como esses não é da noite para o dia, exige planejamento. Aquilo foi pensando, foi construído uma proposta, os materiais foram pensados como parte do descobrimento e aprendizado das crianças”, conta Cristiane.
✏️
Apoio para superar desafios diários
Para Geovane Kelvi Freitas Braga, ponto Focal do município de Anadia, a tutoria tem sido determinante para tomar pé e conseguir desenvolver os compromissos do Programa Eleva Aprendizagem.
Foto: acervo pessoal
Ele passou a fazer parte da rede de educação de Anadia em 2022, promovendo a contratação de professor e formador, e de lá para cá temos enfrentado muitos desafios, pois toda a equipe técnica e secretária de educação são novas.
“Ter alguém para me guiar, compartilhar conhecimento e oferecer um olhar experiente sobre os desafios que enfrentamos como educadoras(es) tem sido inestimável. Isso me deu a confiança necessária para enfrentar novos desafios e buscar constantemente a excelência em minha prática profissional”, conta.
Com a proximidade do acompanhamento, a tutoria tem desenvolvido um papel importante no apoio aos pontos focais, que são centrais na articulação e mobilização do programa em cada município do Conisul Alagoas. Geovane compartilha sua perspectiva enquanto técnico e profissional neste processo. Confira seu relato:
“Mesmo com todos os avanços e conquistas que temos alcançado, é importante reconhecer que ainda existem desafios que precisam de nossa atenção constante.
É engraçado dizer isso, mas tem algo que estamos enfrentando aqui na Secretaria de Educação, que é fazer tudo ao mesmo tempo. Imagine um profissional que também sofre de ansiedade, lidar com tantas tarefas pode ser desafiador. O que é interessante é que meus tutores não apenas me orientaram profissionalmente, mas também foram meus ouvintes, me aconselharam e me guiaram para encontrar soluções. Tenho um exemplo vívido disso: uma vez, recebi uma ligação da minha tutora do APC quando estava muito preocupado com os prazos e as ações em andamento.
Lembro-me muito bem da minha tutora, Graça, dizendo: “Calma, para consumir uma laranja, precisamos descascá-la, e ainda temos que fazer isso uma de cada vez!” Essa frase dela me fez entender muito sobre a vida na gestão escolar, como as dificuldades podem ser enfrentadas e resolvidas no devido tempo.
A tutoria é absolutamente vital para o desenvolvimento do programa em nosso município. Gostaria de expressar minha mais profunda gratidão por ter tido acesso a essa orientação valiosa que tem feito toda a diferença em nossa jornada com o programa. A tutoria tem sido o alicerce sobre o qual construímos nossos progressos e sucessos. Ela proporcionou não apenas orientação prática, mas também inspiração e motivação contínuas para elevarmos nossos esforços.
Através da tutoria, fomos capazes de entender e alinhar nossos objetivos com os do programa de forma eficaz. Além disso, recebemos orientação personalizada que nos permitiu superar desafios específicos que encontramos no caminho. Outro aspecto notável é que a tutoria criou um ambiente de aprendizado colaborativo, onde pudemos compartilhar experiências e conhecimentos com outros profissionais. Isso enriqueceu nossa perspectiva e nos deu novas ideias para enfrentar obstáculos.
Esses momentos de orientação e apoio têm sido fundamentais para superarmos os desafios que enfrentamos. Primeiramente, eles nos ajudam a ganhar perspectiva. Quando nos deparamos com obstáculos, pode ser fácil se sentir sobrecarregado. No entanto, a tutoria nos proporciona um espaço para refletir, analisar as situações e encontrar soluções. Isso nos permite abordar os problemas de forma mais estratégica e eficaz”.
Para a tutora Camila, as experiências dos pontos focais refletem como o programa tem se enraizado, potencializando a construção de uma política pública que enfrente as desigualdades educacionais.
Uma coisa que acho importante das tutorias é a possibilidade do diálogo. Muitos municípios tinham um ponto focal só para organizar toda uma rede. E esse ponto focal esteve em diálogo com a gente para tocar esse projeto sozinho como referência, articulador local. Sabemos que são muitas ações, muitos diálogos que precisam ser feitos. O pensamento do projeto é muito sistêmico. Estamos na secretaria justamente para fincar raízes, para que a gente saia do território e o projeto continue com a qualidade que ele merece.
Camila Arelaro, tutora do APC
Graça lembra que esta é uma construção que não acontece da noite para o dia, mas o trabalho realizado desde 2021 e já mostra seu potencial:
É preciso que cada um, desde os limites de atuação, desde secretário na contratação de professores, até os gestores nos espaços da escola, que possibilita que os professores participem da formação até os estudantes, as famílias, que precisamos convencer sobre a importância desse programa. E precisamos cuidar do encantamento desses meninos e meninas. Se tudo isso acontecer mas não houver o encantamento de estudantes encantarem pelo programa, ele não vai para a frente. Todo mundo tem uma grande parcela para que esse projeto se torne de fato uma política pública”.
Um pensamento em “Tutorias do APC: Olhar atento para enfrentar as desigualdades educacionais”
Diante dos desafios que estamos enfrentando hoje na Educação, toda e qualquer formação é de grande relevância , visto que o aluno que temos é bastante carente , levando em consideração todo prejuizo que tiveram durante a pandemia. Trago em minha fala o desejo de alinhar a família /escola , novos projetos, busca de metodologias alinhada ao combate as desigualdades.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Diante dos desafios que estamos enfrentando hoje na Educação, toda e qualquer formação é de grande relevância , visto que o aluno que temos é bastante carente , levando em consideração todo prejuizo que tiveram durante a pandemia. Trago em minha fala o desejo de alinhar a família /escola , novos projetos, busca de metodologias alinhada ao combate as desigualdades.