Uma educação escolar de qualidade é um direito garantido constitucionalmente a todos os cidadãos. Embora seja responsabilidade do Estado, em todos os níveis (federal, estadual e municipal), a realização desse direito exige o envolvimento ativo da sociedade civil.
Iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do CENPEC, a Coleção Diálogos sobre a Gestão Municipal é uma contribuição para que nossas cidades se tornem espaços que garantam direito a uma educação de qualidade para todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiros.
Essa série, composta por três cadernos, tem suas raízes no programa Melhoria da Educação no Município, criado em 1999 para a formação de gestores educacionais. A coleção tem por objetivo compartilhar experiências e conhecimentos sobre gestão na educação construídos e sistematizados pela equipe do programa.
O Caderno 1 – O Programa Melhoria da Educação no Município e as políticas públicas sociais – destaca a importância do esforço conjunto entre as esferas públicas e grupos da sociedade civil em defesa da educação e mostra a relevância de planos bem elaborados e implementados que norteiem ações e investimentos.
Nessa tarefa, o papel do gestor educacional é central. Cabe a ele articular e coordenar esse trabalho coletivo para a superação dos desafios educacionais. Para isso, é fundamental manter um olhar abrangente que considere os múltiplos pontos de vista sobre as questões.
FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL; UNICEF; CENPEC. O Programa Melhoria da Educação no Município e as políticas públicas sociais. São Paulo, 2009. (Coleção Diálogos sobre a Gestão Municipal, v. 1.)
Acesse os outros cadernos da coleção:
Caderno 2: O planejamento educacional em ação
Caderno 3: O cotidiano do gestor: temas e práticas