Projeto Vozes Urbanas discute gênero, raça e desigualdades socioeducacionais
Primeiro debate de 2019 abordou o tema "Educação para igualdade: panoramas e desafios" para um público de mais de 70 pessoas em SP.
Por João Marinho
Aconteceu nesta quarta-feira (24/04), às 15h, no Centro de Pesquisa e Formação do Serviço Social do Comércio (Sesc), em São Paulo (SP), o primeiro debate da edição 2019 do projeto Vozes Urbanas, realizado pela Fundação Tide Setubal.
Iniciado no ano passado, o Vozes Urbanas traz uma série de debates sobre desigualdades para influir na esfera pública, ao provocar reflexão e ação de agentes da sociedade civil e do próprio setor público.
Desigualdades socioeducacionais
Diferentemente do ano passado, quando os debates abordaram uma série de temas, neste ano, o Vozes Urbanas se concentra nas questões relacionadas a gênero e raça.
“O Vozes Urbanas surge para colocar em pauta a temática das desigualdades socioespaciais porque contribuir para enfrentá-las é missão da Fundação e atuar para diminuir as desigualdades educacionais é um de seus objetivos estratégicos. Em 2018, realizamos vários módulos com diferentes temáticas, mas, para este ano, consideramos abordar em profundidade gênero e raça, importantes no momento político e contexto em que vivemos”, explica Viviane Soranso dos Santos, analista de ação macropolítica da Fundação Tide Setubal e responsável pela organização dos eventos.
O primeiro debate teve como tema “Educação para igualdade: panoramas e desafios” e contou com as presenças de mais de 70 pessoas. Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação; a antropóloga Heloisa Buarque de Almeida; e a educadora social Bel Santos Mayer foram os debatedores. A mediação foi de Iracema Santos do Nascimento, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).
Não há um modelo único e definitivo para abordar as desigualdades e as diversidades no contexto de radicalização que vivemos hoje, mas sabemos que a única possibilidade é o diálogo respeitoso. Somente o diálogo pode aproximar e fazer com que reconheçamos a humanidade do outro. Nisso, a escola tem um papel fundamental, além de contribuir para que as pessoas sejam mais reflexivas e menos reativas.”
Iracema Nascimento
Raça, gênero e vulnerabilidades
Depois da abertura realizada pela equipe da Fundação Tide Setubal, Iracema Nascimento iniciou uma apresentação em que introduziu o tema do debate a partir da exclusão escolar e da distorção idade-série, que chega a 27% no Ensino Médio.
Falando sobre exclusão escolar, a especialista pontuou que mais de 2,8 milhões de crianças e adolescentes entre quatro e 17 anos de idade estão fora da escola e que a exclusão está diretamente relacionada à pobreza: 53% desse contingente vem de famílias com renda de até meio salário mínimo por mês.
Outros recortes de desigualdades trazidos pela pesquisadora dizem respeito às vulnerabilidades de pretos e pardos – que somam 66,7% dos desempregados do País e 70% das vítimas de homicídio – e das mulheres, que são vítimas de violência sobretudo dentro de casa e ostentam a estatística de 12 vítimas de assassinato por dia, em média, no Brasil.
Diferenças e desigualdades entre homens e mulheres
O gênero foi também o enfoque de Heloisa Buarque de Almeida, para quem é importante abordar o tema na escola. “Gênero é uma convenção social que parece ser natureza (…). Todo o nosso cotidiano é aprendido, e a biologia humana determina muito pouco. Ser mulher e ser homem nos diferentes contextos sociais e históricos varia muito de um lugar para o outro”, comentou a antropóloga, após destacar a pesquisa Sexo e temperamento em três sociedades primitivas, da norte-americana Margaret Mead.
Em seu estudo publicado na década de 1930, Mead descobriu três povos em que os papéis sociais que, no mundo ocidental, atribuímos como naturais a homens e mulheres eram diferentes: entre os Arapesh, homens e mulheres eram afetuosos em relação às crianças; entre os Mundugumor, ambos eram agressivos; e, entre os Tchambuli, mulheres é que eram agressivas, e os homens, afetuosos. “O gênero é uma forma de classificação social, e nem toda cultura estabelece uma grande diferença entre homens e mulheres”, concluiu Almeida.
Igualdade na diversidade
Bel Santos Mayer, por sua vez, destacou a questão étnico-racial. Para ela, “falar de igualdade dentro da educação é também escutar o que as pessoas estão dizendo”.
Mayer destacou a permanência das periferias das grandes cidades no Brasil, com forte presença de negros, e como existe um recorte racial e de gênero nas bibliografias dos currículos escolares, que privilegiam autores homens e brancos: “Em nosso lugar como educadores, precisamos pensar como selecionamos nossa bibliografia, as imagens que colocamos nos nossos materiais e que reproduzimos. É preciso pensar na responsabilidade de ampliar a oportunidade para todos”.
A necessidade de representação e de respeito às diferenças também se fizeram presentes na participação de Renato Janine Ribeiro, que abordou o conceito de liberdade como ponto de partida e de igualdade como ponto de chegada – a primeira, típica do liberalismo; e a segunda, de teorias socialistas. Além disso, segundo Janine, a igualdade não pressupõe desconsiderar as diferenças: “Igualdade e identidade não são a mesma coisa (…). Quando pensamos em igualdade, temos de pensar em diversidade”.
O debate foi encerrado com dois ciclos de perguntas feitas pela plateia, que trataram de questões relacionadas ao feminismo, experiências que questionam os papéis de gênero na Suécia e o papel das juventudes no contexto político atual. Ao longo de 2019, haverá ainda outros seis encontros.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.