Itinerário para as juventudes: educação integral e Ensino Médio – Parte 2

-

Itinerário para as juventudes: educação integral e Ensino Médio – Parte 2

Conheça este material construído com base nas ações de educação integral em escolas mineiras de ensino médio

Um itinerário é um convite para percursos. Nesse ambiente vamos compartilhar alguns materiais formativos elaborados com base na assessoria do Programa Jovens Urbanos à Secretaria de Educação de Minas Gerais.

Um pouco mais sobre essa parceria…

Em 2018, o Programa Jovens Urbanos finaliza a assessoria à Secretaria de Educação de Minas Gerais.

Nesses 4 anos, foram desenvolvidas ações de formação continuada e de produção de conhecimento, baseadas em uma concepção de educação integral para as juventudes.

Ao longo do processo, foram envolvidos gestores públicos, técnicos, diretores e professores de escolas responsáveis pelas política públicas voltadas ao Ensino Médio no estado. Além disso, merecem destaques as propostas de formação e escuta de jovens realizadas nos anos de 2016 e 2018, por meio de oficinas de experimentação e escuta com vistas à construção de um currículo escolar mais próximo dos desejos juvenis.

Na produção de conhecimento, a assessoria propiciou a sistematização de experiências e conhecimentos, por meio da produção escrita e audiovisual, sendo a primeira dividida em duas publicações e a segunda em 5 vídeos formativos sobre juventudes, educação integral e temas considerados urgentes para a construção de um currículo conectado às juventudes. Tais produções poderão ser conferidas aqui neste espaço. São materiais destinados à disseminação de metodologias e práticas de trabalho com as juventudes. Fica aqui o convite para que acessem os materiais e conheçam o desenho de novas trilhas de práticas e saberes.

Itinerário para as juventudes e a educação integral em Minas Gerais: parte II – gestão democrática, currículo e mudança educacional

O objetivo desse livro é disseminar concepções e metodologias de trabalho com as juventudes, considerando o contexto particular do Ensino Médio Integral. É resultado de uma parceria entre a Fundação Itaú Social, o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e a Secretaria de Educação de Minas Gerais.

Nessa segunda parte, são explorados os caminhos para uma mudança educacional por meio da gestão, com base no diálogo com a legislação educacional do Ensino Médio, as políticas desenvolvidas pela Secretaria de Educação de Minas Gerais com foco nesta etapa da Educação Básica e as ações desenvolvidas pelo Programa Jovens Urbanos.

Clique aqui para fazer download!

Fragmentos do Livro

Selecionamos alguns fragmentos desse livro itinerário.

Aqui você pode acessar e baixar os documentos elaborados para as Ambiências Criativas e apresentados no Livro II como anexos:

Guia de equipe

Instrumentais de Apoio às Atividades

Temáticas e Perguntas Norteadoras

Palavras

Guia de equipe (Preto e branco)

Instrumentais de Apoio às Atividades (Preto e branco)

Temáticas e Perguntas Norteadoras (Preto e branco)

Palavras (Preto e branco)

VÍDEOS

Essa série de vídeos destinados, principalmente, aos professores de Ensino Médio tem como objetivo aprofundar a conversa sobre a educação integral das juventudes. Que concepções e práticas de currículo podem estruturar uma escola onde os jovens são sujeitos de sua aprendizagem? Como promover um ambiente de pesquisa e transformar os assuntos que interessam aos jovens em problemas científicos? A história de vida pode ser ponto de partida para que os professores desenvolvam competências e habilidades com os jovens? Como o currículo escolar pode ser estruturado a partir dessa diversidade? São muitas as perguntas que podemos levantar sobre o tema e ouvir os jovens é fundamental para desenvolver um trabalho mais íntegro. A seguir, apresentamos uma metodologia de planejamento curricular que coloca a centralidade nos desejos juvenis (as Ambiências Criativas).

Educação Integral – Pesquisa na Escola

Educação Integral – História de Vida

Educação Integral – Questões Étnico-Raciais

Educação Integral – Gênero e Sexualidade

Educação Integral – Ambiências Criativas


Créditos

CONCEPÇÃO DO AMBIENTE
Juliana Gonçalves, Equipe Jovens Urbanos. Colaboração de Renata Alencar

DESIGN E DIAGRAMAÇÃO DO AMBIENTE
Ana C. Bahia, Marco Antonio Vieira, Mayra Chiodi,

LIVRO: ITINERÁRIO PARA AS JUVENTUDES E A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MINAS GERAIS
Iniciativa: Fundação Itaú Social e Secretaria de Educação de Minas Gerais Coordenação técnica: CENPEC