5º SIEI: oficinas reúnem educadores de diferentes estados
Atividades do segundo dia aconteceram em diversos locais na cidade de São Paulo
Idealizado pela Fundação SM Brasil, o 5º Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI) aconteceu entre os dias 24 e 25 de setembro em São Paulo (SP) – e, no segundo dia, proveu uma série de oficinas em diferentes locais da cidade, propiciando aos participantes, além de debates e conteúdos sobre educação integral, a vivência de percorrer o território.
Com o objetivo principal de demonstrar que a educação integral transcende a ampliação do tempo escolar e a oferta de atividades dentro e fora da escola, a oficina “Educação integral e currículo escolar” foi realizada das 10h às 12h pelo CENPEC Educação em seu auditório, em conjunto com o Sesc São Paulo.
Conduzida por Lilian L’Abbate Kelian, técnica do Núcleo de Juventude do CENPEC Educação,
e
por Maria Augusta Araújo, assistente técnica da Gerência de Estudos de
Programas Sociais do Sesc, a oficina trouxe a discussão sobre um projeto de escola que expresse a intenção
de realizar uma proposta pedagógica não fragmentada e a construção de um
currículo integrado, de modo a relacionar os conhecimentos escolares com o
universo cultural dos estudantes e a vivência deles com a comunidade em que
residem, sem perder conexão com o mundo contemporâneo.
Leia a entrevista com Lilian L’Abbate Kelian e Rodrigo Travitzki sobre currículo escolar para o Portal CENPEC Educação
Currículo,
articulação de saberes e troca de experiências
No encontro, diferentes experiências foram relatadas pelos participantes e, em comum, todos destacaram como desafios a articulação entre turno e contraturno, o “currículo oculto” e a dificuldade dos pais de alunos em entenderem a diferença entre educação integral e turno integral nas escolas.
Além disso, os participantes fizeram
questionamentos sobre o sistema de avaliação adotado pelas secretarias – e
apontaram que o currículo, na maior
parte das vezes, não leva em conta o meio social dos alunos e a realidade de
suas comunidades.
Saiba mais e baixe a publicação Educação integral e currículo escolar
“Viemos exatamente para
aprender com os palestrantes e outras pessoas que trabalham com educação
integral há mais tempo como garantir, na nossa rede, que a educação integral
não se confunda com jornada integral”, diz Justina Iva de Araújo,
secretária de Educação de Parnamirim (RN).
Para José Rodrigo Martins da
Silva, diretor de escola em Manaus, no Amazonas, a discussão sobre o currículo
na educação integral é de extrema importância.
Estamos num momento de luta e resistência sobre o que é escola e quem faz parte dela. Quando se discute currículo, é preciso pensar em para quem é a escola: pensar no aluno, na comunidade, no professor, nos gestores…
Esse currículo deve abraçar todos esses elementos e caminhar na construção de um projeto que considere também a saúde mental, física e intelectual dos alunos.
Para nós, é importante ter tido a oportunidade de ver ideias, propostas e resultados positivos, o que nos dá esperança e nos faz pensar que, sim, dá certo.”
José Rodrigo Martins da Silva
Também do Amazonas, mas de Boa
Vista do Ramos, 24 horas de barco distante de Manaus, a professora Elaine
Raquel de Oliveira Martins, gestora na Escola Municipal de Educação Infantil
Casa Menino Jesus, não mediu esforços para participar da oficina e das demais
atividades do 5º SIEI.
“Nosso maior objetivo ao
chegarmos a São Paulo e participarmos das mesas de debate do SIEI e das
oficinas é renovar a educação do Amazonas, porque se fala tanto em educação de
qualidade e democracia, inclusão – mas nós, que vivemos numa área de difícil
acesso, não nos sentimos incluídos”.
Martins disse que ela e os
educadores de Boa Vista do Ramos alimentam a expectativa de terem, no Amazonas,
conteúdos formativos como os que tiveram durante o SIEI – e que eles se estendam
a todas as comunidades ribeirinhas.
A luta pela educação e pelo saber é muito importante para nós, e o que recebi de conteúdo no SIEI me deixou realizada.”
Elaine Raquel de Oliveira Martins
Lilian Keilan avaliou, ao final,
que “foi poderoso entrar em contato com a experiência de diretores,
professores e gestores de políticas municipais de educação de diferentes
estados brasileiros e perceber suas preocupações, interesses e paixões”.
A especialista considerou que
a diversidade de nosso País é inspiradora para refletir sobre o currículo
escolar e o compromisso dos profissionais com a causa da educação integral e da
promoção da equidade.
A oficina foi uma oportunidade para percebermos como a concepção de currículo sempre se relaciona à função que atribuímos à escola e como cada profissional, de acordo com seu espaço de atuação, pode exercer influência em relação ao currículo escolar e à promoção da equidade.”
Realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes, a oficina proporcionou aos participantes conhecer a proposta dos FabLabs Livres da Prefeitura de São Paulo, que são uma rede de laboratórios públicos onde existem espaços de criatividade, aprendizagem colaborativa e inovação, disponíveis a qualquer educador.
A oficina também possibilitou experimentar os equipamentos disponíveis no FabLab, como cortadora a laser, impressora 3-D, fresadora e Arduinos, além de discutir sobre desenho universal para aprendizagem e conhecer projetos de materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos por educadores formados pelo Instituto Rodrigo Mendes.
Educação integral: o papel do diálogo e das interações na formação de leitores
(Biblioteca Monteiro Lobato)
A oficina abordou a
importância do vínculo, do diálogo e da construção coletiva de significados
para a compreensão leitora a partir da vivência de uma tertúlia dialógica.
Foram apresentados alguns resultados do Programa Myra, que promove mediação de leitura com voluntários na escola como possibilidade para alcançar a equidade na aprendizagem de estudantes das escolas públicas brasileiras.
Com realização do Cidade Escola Aprendiz, o encontro proporcionou aos participantes a oportunidade de experimentar e discutir os princípios e práticas da educação integral no reconhecimento do potencial educativo dos territórios.
Educação e mobilidade. O caminho até a escola
(Instituto Tomie Ohtake)
A oficina teve como pano de
fundo o trabalho pioneiro dentro da temática da mobilidade e infância,
desenvolvido pelo Carona a Pé.
O encontro objetivou guiar os
passos e os olhares dos participantes sobre a lógica do pedestre e gerar
reflexões sobre o quanto os estudantes crescem, aprendem, socializam e acessam
a cidade e seus territórios nos deslocamentos diários.
Olhar integral para as infâncias pelas lentes do cinema
(Unibes Cultural)
Organizada pelo Instituto Alana, a oficina debateu a perspectiva integral das infâncias a partir da experiência audiovisual e da pesquisa sobre o ser criança em diferentes contextos culturais.
O que a escola pode aprender com a cidade e o que a cidade pode aprender com a escola?
(Instituto Tomie Ohtake)
O encontro explorou as
diversas relações pedagógicas construídas a partir da colaboração entre
instituições culturais e escola, fomentando a discussão acerca dos conceitos de
educação integral e território educativo.
Foram apresentados vídeos sobre alguns projetos selecionados pelo Prêmio Territórios, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e realizados exercícios de observação para imaginar ações pedagógicas coletivas dentro e fora da escola. Os educadores Bruno Ferrari, Natame Diniz e Priscila Menegasso conduziram a atividade realizada pelo Tomie Ohtake.
Aulas eletivas
(EE Yervant Kissajikian)
A escola situada no Conjunto
Residencial José Bonifácio realiza aulas de disciplinas eletivas, que, no currículo do ensino integral, ocupam
lugar central no que se refere à diversificação das experiências escolares,
oferecendo um espaço privilegiado para a experimentação, a
interdisciplinaridade e o aprofundamento dos estudos.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.