Documentário aborda movimento estudantil e luta pela educação
O que esperamos da educação e o que ela espera de nós? Programa Antropofágicos faz a discussão a partir do filme Espero tua (re)volta
Em termos em que a palavra “balbúrdia” é utilizada até para se referir a universidades federais, cumpre perguntar como o movimento estudantil secundarista é visto por setores mais reacionários.
Poderia ele ser reduzido a expressões como baderna, bagunça, invasões e depredações? Ou, na verdade, esses setores deixam escapar, como no caso das universidades, toda uma potência e produção de conhecimento e política por parte dos jovens?
As respostas a essas e outras questões são abordadas no documentário Espero tua (re)volta, escrito e dirigido pela cineasta Eliza Capai. Assista ao trailer.
Ocupações escolares e resistência
Espero tua (re)volta foi escolhido para iniciar um debate entre o assessor de relações institucionais do CENPEC Educação, Alexandre Isaac, e a própria Eliza Capai no programa Antropofágicos, apresentado por Lina Garrido, com o tema “O que esperamos da educação e o que ela espera de nós”. O podcast foi ao ar na última semana, em diferentes plataformas. Confira o áudio.
“Nosso ponto de vista sobre a vida é muito particular: cada um parte da sua experiência individual e do seu próprio repertório para projetar o que é ou o que deveria ser determinado aspecto da sociedade. Quando olhamos um tema macro, como a educação (…), parece que todo mundo se sente em plenas condições de palpitar – mas tem gente que dedica toda uma vida para estudar uma área (…). Por que não dar voz a quem ‘manja’ de teoria e prática?”, diz a apresentadora, Lina Garrido, no início do programa.
Ao longo de quase de duas horas, Isaac e Capai comentam sobre o significado político do movimento de ocupações escolares ocorrido em São Paulo no ano de 2015, quando o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) havia proposto uma reorganização de escolas de Ensino Médio que culminaria com o fechamento de unidades – e analisam o contexto atual da educação e das lutas em seu favor.
A ocupação em São Paulo é um dos temas centrais do filme, que, na verdade, acompanha as lutas estudantis desde as marchas de 2013, de protesto contra o governo Dilma Rouseff (PT), até a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) em 2018.
“O tema das ocupações (…) e da mobilização social dos estudantes foi um tema que pude deliciosamente me meter por dois, três anos”, relata Eliza Capai, que contou com as narrativas dos agora ex-estudantes secundaristas Lucas Penteado, Marcela Jesus e Nayara Souza para produzir o documentário.
Educação para a democracia
Capai, no podcast, define-se como uma curiosa privilegiada, que pôde utilizar a linguagem do cinema para trazer à população detalhes que muitos desconhecem sobre as ocupações, como a oposição a uma “educação não crítica”, genérica.
Nos relatos do filme, fica claro que, durante as ocupações escolares, os estudantes “vivenciaram outras experiências de educação”, diz Capai, a partir de educadores que trouxeram oficinas para discutir temas como gênero, raça/etnia e diversidade, por exemplo.
Para algumas pessoas, a escola está a serviço exclusivamente do mundo do trabalho. Eu penso que a escola esta a serviço do encantamento com o saber.”
Alexandre Isaac
“A escola é uma instituição responsável por compartilhar (…) o conhecimento acumulado pela história da humanidade (…). Não devem ser somente os conhecimentos do campo da cognição – língua, matemática, história geografia, biologia… das ciências exatas, humanas e biológicas –, mas também os da convivência, a partir de uma perspectiva ética e crítica: da participação na vida pública, do respeito à diversidade e à questão ambiental. Todos esses conhecimentos convivem ali, na escola”, concorda Alexandre Isaac.
A partir dessa constatação, as ocupações escolares em São Paulo tornam-se um momento emblemático da luta dos estudantes do Ensino Médio por melhorias na educação e acesso livre à escola.
As experiências de gestão democrática por parte dos jovens, o respeito aos diferentes saberes que eles já trazem da comunidade e da vida cotidiana e a necessidade de formação adequada dos professores foram outros temas abordados no podcast.
Eles começam a se distribuir em comissão de despesa, de comida, de comunicação. Quando eles vão se organizando (…), falam: ‘a gente viu que sabia fazer e podia fazer as coisas.”
Eliza Capai
“Paulo Freire já dizia que tudo começa a partir do conhecimento que o outro tem (…). Existe uma diversidade dentro da escola pública. Os professores e gestores têm de entender que esses meninos são capazes de produzir, de criar, de intervir”, comenta Isaac.
Condecorado com os prêmios da Anistia Internacional (AI) e da Paz concedido pela Fundação Heinrich Böll em Berlim, Espero tua (re)volta foi exibido recentemente no 8º Olhar de Cinema de Curitiba (PR) e terá outras exibições em festivais até o final de agosto, quando está prevista sua estreia nacional.
Saiba mais
Veja a entrevista com a então estudante secundarista Dafne Damasceno Cavalcante, realizada por Vanessa Nicolav originalmente para a plataforma Educação&Participação, do CENPEC Educação.
A escola é nossa – “No começo, tinha pais de alunos dizendo que a gente estava impedindo os filhos deles de estudar, mas na verdade a gente queria garantir que no próximo ano esses filhos estudassem ali também.”
Escola livre – “A gente resolveu construir um modelo de escola horizontal, democrático, sem bandeiras. Na nossa gestão, trouxemos a escola que a gente quer: uma escola livre, com cultura, em tempo integral.”
Diálogo e participação – “É preciso trazer a comunidade para a escola. É dar a responsabilidade de garantir a educação não só ao professor e ao aluno, mas para os pais, para a comunidade.”
Protagonismo das mulheres – “Nós mulheres provamos que podemos, sim, lutar pela escola e que mulher não serve só para passar, lavar e cozinhar.”
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.