De que forma as rápidas transformações do mundo contemporâneo afetam a escola? É possível identificar mudanças nas práticas pedagógicas ao longo do tempo? Como diferenciar inovações de modismos e qual é, afinal, a função social da escola hoje? Reflexões como essas são feitas no artigo A escola e as práticas pedagógicas inovadoras, de Anna Helena Altenfelder, publicado este mês na Revista de Educação do Vale do Jequitinhonha – EducVale.
Lançada em fevereiro de 2019 pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a EducVale publica artigos referentes à área da educação, resultantes de pesquisas que abordem temas relacionados à gestão de instituições educacionais, políticas públicas educacionais, tecnologia aplicada à educação e práticas pedagógicas.
Em seu artigo, Anna Helena retoma contribuições de especialistas e traz relatos de seis jovens do Ensino Médio da rede estadual de Minas Gerais que participaram de oficinas de experimentação em diferentes modalidades e linguagens.
As experiências ocorridas em Minas Gerais, assim como o conhecimento produzido nas discussões realizadas em grupos de trabalho com a juventude, foram sistematizadas na publicação Itinerário para as juventudes e a educação integral em Minas Gerais, lançada pelo CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária .
► Acesse o especial sobre o livro Itinerário para as juventudes e a educação integral em Minas Gerais: Parte 1 – Concepções e metodologias.
► Acesse o especial sobre o livro Itinerário para as juventudes e a educação integral em Minas Gerais: Parte 2 – Gestão democrática, currículo e mudança educacional.
A análise dos relatos dos seis jovens apontam que, mesmo em uma época de progressos tecnológicos, as relações ainda ocupam papel fundamental nas práticas educativas.
Anna Helena Altenfelder é pedagoga, com especialização em psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre e doutora em psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e presidente do Conselho de Administração do CENPEC.
Leia o artigo A escola e as práticas pedagógicas inovadoras.
Acesse o conteúdo completo da EducVale, v. 1, n. 1, 2019.