Benevides (PA): conhecendo o território para conceber uma educação integral
Em novo projeto de assessoria, Cenpec conversa com escolas do município de Benevides, no Pará, para pensar junto uma concepção de educação integral para o território
Assessoria à Secretaria Municipal de Educação de Benevides (PA)
Investidor Associação Bem Comum Parceria Secretaria Municipal de Educação de Benevides (PA) Objetivo Assessorar a secretaria na elaboração da Proposta Pedagógica das Escolas de Tempo Integral dos anos iniciais… Leia mais >
Tecendo Redes para Educação Integral: Seminário Nacional
Acesse a publicação fruto do Seminário Nacional Tecendo Redes para Educação Integral (São Paulo, 2006)
Educação integral na Emei Gabriel Prestes (SP): uma escola que é pra dentro e pra fora
Conheça a experiência de uma escola pública de educação infantil que explora a potência do território com suas turmas e confira dicas de como realizar saídas pedagógicas com crianças pequenas
Tempo, espaço e currículo: como articular os pilares da educação integral
Quais os caminhos e cuidados que uma política pública de educação integral deve se atentar para garantir melhoria na educação de todas(os)
Copa do Mundo 2022: teste seus conhecimentos e acesse materiais educativos sobre futebol
A Copa do Mundo pode ser um gancho para falar sobre esporte, desenvolvimento integral, diversidade, cooperação e diferentes culturas na escola
Centenário de Darcy Ribeiro: relembre suas propostas e o seu legado
Conheça mais sobre a vida e obra de uma das figuras mais importantes da educação brasileira
Formação de profissionais do Programa Escola Integrada de Maringá
Investidor Fundação Itaú Social Parceria Secretaria Municipal de Educação de Maringá (PR) Objetivo Atuar na formação continuada de gestoras(es) das escolas e ONGs, técnicas(os) regionais da Secretaria Municipal de… Leia mais >
Formação dos núcleos socioeducativos e escolas das regiões de M’boi Mirim e Grajaú para o combate ao trabalho infantil
Investidor Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) Parceria Fundação Telefônica, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Secretaria de Assistência Social Regional do M’Boi Mirim (SP), Secretaria… Leia mais >
Empreendedores Sociais
Investidores Secretarias de Estado da Assistência Social e Secretarias de Estado de Direitos Humanos Objetivo Subsidiar formadores para atuar na capacitação de novas lideranças sociais, especialmente os jovens, visando… Leia mais >
O território como potência: novos olhares, novas perspectivas
6ª edição da Revista Territórios em Movimento traz reflexões sobre articulação territorial e a importância de trabalhar em sintonia com o contexto local
Educação Integral – Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Investidores Instituto Gesto e Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro (RJ) Objetivo Elaborar um documento orientador para aperfeiçoamento do Programa de Educação Integral da Secretaria Municipal… Leia mais >
Caminhos para o protagonismo de crianças e adolescentes
Não há receita para desenvolver a participação de crianças e adolescentes, mas OSCs refletem como realizar essa escuta ativa e aprimorar práticas
Programa Parcerias
Investidores Fundação Itaú Social, Fundação Orsa, Comissão Fulbright, Fundação Vale do Rio Doce, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Cidadania Empresarial (ICE), Instituto WCF-Brasil,Instituto Mauá de Tecnologia Parceria Canal Futura, Centro… Leia mais >
Mulheres na educação integral
Conheça a trajetória de cinco mulheres que trabalham em prol da educação integral de crianças e adolescentes
Desenvolvimento integral e a aprendizagem: o mesmo direito, várias realidades
Qual projeto de país queremos? Esse foi o tema do 3º Seminário Internacional de Educação Integral (2017).
Teoria e práticas na educação integral
Quais são os conceitos, fundamentos e experiências em torno da educação integral? Entre nesse debate
Fortalecendo as organizações da sociedade civil
Em entrevista ao Programa Itaú Social UNICEF, a especialista em avaliação Walquíria Tibúrcio dá dicas de como as OSCs podem identificar desafios e se desenvolver