As novas linguagens e a educação: entrevista com Lucia Santaella
Como as tecnologias digitais estão afetando as formas de conhecimento e as relações humanas, entre elas a educação? Confira entrevista concedida pela especialista em semiótica Lucia Santaella em 2014.
Oficina: Fotografia e publicidade
Como “ler” as fotos publicitárias e desenvolver senso crítico quanto às questões éticas e estéticas sobre imagens em propaganda?
Na Ponta do Lápis: especial sobre educação étnico-racial
Em sua 39a edição, revista do Programa Escrevendo o Futuro traz entrevista com o escritor Jeferson Tenório, artigo da educadora Bel Santos Mayer e poema de Nei Lopes
Material de apoio à recomposição das aprendizagens
Material gratuito e aberto deve ter um total de 132 fichas de recomposição de Matemática e Português abrangendo todo o ensino fundamental
Desafios e boas práticas da alfabetização no pós-pandemia
Por Stephanie Kim Abe Desde o começo do ano, o espaço de prosa virtual do Programa Escrevendo o Futuro chamado Pergunte à Olímpia, aberto para que educadoras e educadores… Leia mais >
Formação na escola para o ensino da Língua Portuguesa
Apoiar a escola no desenvolvimento das capacidades de oralidade, leitura e produção de texto de estudantes; capacitar as(os) educadoras(es) – professoras(es) e equipe de gestão – no tratamento didático da Língua Portuguesa
PNLD 2021: Obras literárias – Ensino Médio
Investidores Editora Todavia Objetivo Produzir material didático para estudantes e manual para professoras(es) que atuam no ensino médio para a disciplina de Língua Portuguesa. Abrangência Nacional Público Estudantes e… Leia mais >
Estudar pra Valer! Leitura e Produção de Textos nas Séries ou Ciclos Iniciais do Ensino Fundamental
Investidores Fundação Volkswagen Fundação Estudar Instituto HSBC Solidariedade Parceiros Secretarias Municipais de Educação dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Objetivo Melhorar a qualidade… Leia mais >
Concurso Cultural Infantil Magazine Luiza
Investidor Magazine Luiza Objetivo Prestar assessoria educacional e elaborar material de apoio para o desenvolvimento do Concurso Cultural Infantil, promovido pelo Magazine Luíza em escolas públicas localizadas em municípios… Leia mais >
Ensino que vale
Investidor Fundação Vale do Rio Doce Parceria Fundação Pitágoras Objetivo Capacitar educadoras(es) do ensino fundamental para uma gestão integrada da aprendizagem e preparar gestoras(es), técnicas(os) escolares e docentes para… Leia mais >
Comunidade Cenpec
Investidores Cenpec Objetivo Promover ações educacionais para a equidade em parceria com escolas, redes de ensino, comunidades, famílias e outras instituições.Levar os conhecimentos construídos pelo Cenpec para outros espaços… Leia mais >
Oficina: Passeios letrados
Perceber a escrita presente ao redor e sua função no dia a dia é uma etapa fundamental na alfabetização e no letramento das crianças.
Livros audiovisuais acessíveis para ler com as crianças
O Leia para uma Criança, em parceria com a Mais Diferenças, disponibiliza gratuitamente 20 livros audiovisuais com múltiplos recursos de acessibilidade
APC: construindo um planejamento pedagógico intermunicipal
Conisul Alagoas publica diretrizes para implementação do APC e municípios iniciam avaliação diagnóstica para complementar Plano de Ação
Aceleração de Aprendizagem 5ª a 8ª séries: Correção de fluxo
Investidores Secretaria de Educação do Estado do Paraná Objetivo Contribuir para a melhoria da aprendizagem de alunos com defasagem idade-série nos anos finais do ensino fundamental. Abrangência Estado do… Leia mais >
Aceleração de Aprendizagem 1ª a 4ª séries
Investidores Banco Mundial e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Objetivo Contribuir para a melhoria da aprendizagem de estudantes com defasagem idade-série nos anos iniciais do ensino… Leia mais >
Estratégias de leitura na alfabetização
Como as crianças aprendem as relações entre a fala e a escrita na alfabetização? E como apoiar esse processo?
Assessoria ao Projeto Crê-Ser
Investidor Ação Comunitária do Brasil – SP. Objetivo Capacitar os responsáveis pela gestão e pela área técnico-pedagógica do Projeto Crê-Ser tendo em vista a melhoria da qualidade do atendimento… Leia mais >