Combatendo o Trabalho Infantil
Investidores Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil… Leia mais >
Educação pelo Esporte
Investidor Instituto Ayrton Senna (IAS) Parceiros Universidade de São Paulo, Universidade de Pernambuco, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/RS), Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de… Leia mais >
Melhoria da Educação no Município
Investidores Fundação Itaú Social e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Parceiros União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Casa Pequeno Davi – PB, Instituto Regional… Leia mais >
Programa Gerir – Formação de Lideranças Escolares
Investidores Fundação Clemente Mariano Parceria Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Secretaria Municipal de Educação de Catu (BA) Objetivo Capacitar gestoras(es) escolares de Ensino Fundamental nos… Leia mais >
APC: Nunca foi tão importante planejar
A pandemia acentuou desigualdades na educação e reforçou o papel das escolas na construção da equidade – uma das abordagens principais na nova parceria Cenpec/Itaú Social em Alagoas
E-book: Criança, adolescente e educação antirracista
Material gratuito traz série de artigos sobre diversos aspectos do ECA à luz das questões étnico-raciais; saiba mais e confira outras dicas
Série Novo Ensino Médio: O que é preciso entender?
Com a implantação dessa política pública a todo vapor, lançamos série para trazer diferentes perspectivas e analisar possibilidades e perigos do novo modelo
Multilinguismo no Brasil e as línguas indígenas
O Brasil é o 8º país em número de idiomas falados, com 210 línguas. Saiba mais sobre o multilinguismo e as línguas indígenas na educação.
Pela apuração das denúncias envolvendo a atual gestão do MEC
O Cenpec manifesta apreensão com a existência de esquemas informais de transferências de recursos federais a prefeituras “aliadas” do governo Bolsonaro sem critérios técnicos
Ensino Médio Noturno e EJA no Brasil: análise de dados secundários
Este estudo de natureza exploratória busca identificar perfil socioeconômico e relação com mundo do trabalho de estudantes do EM e EJA
Perfil e necessidades profissionais de professoras(es) de Inglês de escolas públicas no Brasil
Este estudo investiga o perfil social e as necessidades de formação continuada de docentes de inglês que atuam na rede pública nos anos iniciais do ensino fundamental
Regulamentação da aprendizagem híbrida: todo cuidado é pouco!
Conheça a proposta em discussão no CNE e entenda a importância de acompanhar o tema, para evitar precarização do trabalho docente
Bibliotecárias(os): grandes magas(os) da informação
Conheça a trajetória de duas bibliotecárias, as possibilidades de atuação e o caráter transformador dessa profissão, grande aliada da educação
Diversidade é palavra feminina
Três educadoras contam como enfrentam discriminações contra mulheres cis, trans, negras, indígenas, com deficiência, lésbicas e bissexuais
Por dentro do SNE
Entenda quais as bases, os objetivos, a organização e as expectativas com relação à regulamentação do Sistema Nacional de Educação (SNE)
Recuperar as aprendizagens é urgente!
É preciso organizar o apoio pedagógico às(aos) estudantes e pensar quais formas de aceleração da aprendizagem se aplicam melhor a cada rede de ensino
Contra a censura nas escolas
Mais de 80 entidades, entre elas o Cenpec, lançam nova versão de manual com orientações a educadoras(es) sobre como agir em casos de perseguição e censura
Prêmio Estratégias de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar
Geledés busca mapear boas práticas de gestão escolare de organizações estudantis contra evasão escolar