Temáticas
Procure por

Raízes e Asas v. 7: A sala de aula

Que estratégias adotar para tornar este um espaço de aprendizagem democrática?

Raízes e Asas v. 5: Ensinar e aprender

A linguagem e seu papel na construção do conhecimento é o foco deste caderno

Raízes e Asas v. 4: Projeto de escola

Como elaborar projetos escolares afinados à cultura e às demandas locais?

Raízes e Asas v. 3: Trabalho coletivo

Educação de qualidade e participativa se constrói por muitas mãos

Raízes e Asas v. 2: Gestão democrática

Este segundo caderno apresenta experiências de gestão democrática na escola

Raízes e Asas v. 1: A função social da escola

Que educação promover , que cidadão formar e qual o papel da escola nessa busca?

Raízes e Asas: Apresentação

A coleção que inovou o ensino-aprendizagem agora disponível para download

Entrevista: seleção em escolas públicas

Prática adotada em escolas públicas paulistas contraria legislação, revela a pesquisadora Luciana Alves

Entrevista: família e educação

Mães tentam escolher melhores escolas públicas para seus filhos, afirma o pesquisador Hamilton Harley

Antônio Batista fala de educação em territórios vulneráveis

Educação para a equidade é foco da entrevista ao Programa Sociedade Solidária

Entrevista: Educação e vulnerabilidade social

Segregação social pode explicar baixa qualidade das escolas metropolitanas, afirma o pesquisador Maurício Érnica

Animação: Educação e territórios vulneráveis

A cooperação entre escolas do mesmo território é uma ação importante para garantir a aprendizagem de todos

Aceleração da Aprendizagem

Projeto de formação de gestores(as) e professores(as) da educação pública que atuam na correção da defasagem idade-série.

Vídeo: Educação em territórios vulneráveis

Em vídeo, famílias, alunos e professores discutem os desafios da educação em São Miguel Paulista (SP)

Apresentação: Educação em territórios de alta vulnerabilidade

Qual é o efeito do território sobre a educação em São Miguel Paulista (SP)?

Desigualdades educacionais no espaço urbano

Qual a relação entre políticas públicas e a organização socioespacial em Teresina (PI)?

Educação em territórios de alta vulnerabilidade

Como se verifica o efeito de território sobre a educação pública em São Miguel Paulista (SP)?