CENPECexplica: Esporte e educação Em ano olímpico, saiba como o esporte – e a educação física – podem se aliar a outras disciplinas em propostas curriculares em favor do desenvolvimento integral de crianças e jovens
Por João Marinho
Com a participação de mais de 11 mil atletas de 50 modalidades, a Olimpíada de Tóquiocomeça em 24 de julho deste ano. O evento esportivo, que reúne mais de 200 países, retoma o espírito de paz entre os Estados, uma característica presente desde 776 a.C., data que registra os primeiros Jogos Olímpicos, na Grécia antiga: uma trégua tão sagrada que, ainda na Antiguidade, interrompeu temporariamente a Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.), entre Atenas e Esparta.
Entretanto, não é apenas a paz que pode ser evocada ao se falar de espírito olímpico e, por extensão, do esporte. “O esporte ensina valores como respeito às regras, cooperação, solidariedade ou disciplina e desenvolve habilidades como autonomia, autoconfiança, persistência ou autoestima – tudo transferível para outras áreas da vida, seja no futuro ambiente de trabalho, seja no campo das relações humanas” , diz Mônica Zagallo, ex-coordenadora da área de Disseminação da Fundação Gol de Letra e atual gestora de Território do programa Melhoria da Educação, do Itaú Social.
A prática esportiva é franca promotora da inclusão, da igualdade de gênero e da convivência democrática.”
Mônica Zagallo
Esporte e desenvolvimento integral
Devido às contribuições que traz para a formação do ser humano (ver imagem abaixo), o esporte contribui para o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. Nesse sentido, dialoga com perspectivas como a da educação integral, que defende o desenvolvimento em múltiplas dimensões – afetiva, cognitiva, estética, política, ética e física –, em uma proposta curricular integrada.
Segundo Laércio Elias Pereira, doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e fundador do Centro Esportivo Virtual (CEV), o esporte também propicia estabelecer parcerias produtivas para a educação: “Para o esporte – e a educação física –, a ampliação do tempo é crucial, assim como são fundamentais as parcerias. Com elas, não apenas se dá um passo em direção à comunidade, como também são contornados desafios na infraestrutura das escolas, como a falta de espaço adequado para a prática esportiva”.
O lugar e importância da educação física
Pereira costuma dizer que “escolheu vir para a vida como professor” e, além de treinador e preparador físico, tem um longo histórico como professor de educação física, inclusive em uma experiência histórica que aliou esporte, atividade física e fundamentos da educação integral em São Paulo: os Ginásios Vocacionais, extintos pela ditadura militar.
Para ele, é fundamental investir mais na formação do professor de educação física e que ele participe ativamente das discussões curriculares na escola e nos debates públicos.
Infelizmente, na universidade, tem-se privilegiado apenas os aspectos teóricos, como biologia, traumatologia ou biomecânica. Já na escola, há o problema do local das aulas: não tem espaço adequado, vão ser feitas no contraturno, vão fazer barulho etc.
Isso foi distanciando o professor de educação física das atividades da escola (…). Nesse sentido, a parceria com outras instituições pode ser estratégica, mas é preciso ter em mente que o local é um suporte: é preciso também garantir que não se afaste o professor de educação física. Ele precisa participar dos conselhos de classe, do planejamento e da proposta curricular.”
Laércio Elias Pereira
Confira, a seguir, alguns exemplos de projetos e instituições que trabalham o esporte e a atividade física aliados à educação em uma perspectiva de currículo integrado.
Vínculos e parcerias
Falta de motivação pelos estudos, conflitos familiares, ausência de perspectiva de emprego, altos índices de violência e uso de drogas eram os elementos que, em 2007, compunham o cotidiano e a vida escolar da maioria dos estudantes da Escola Municipal José Brunetti Gugelmin, em Pinhais (PR).
Após uma experiência que buscou integrar práticas de diferentes modalidades esportivas associadas a aulas de reforço, a comunidade escolar conquistou maior integração das famílias, transformou seus níveis de aprendizagem e diminuiu os índices de evasão. O sucesso foi resultado da parceria entre a escola e uma organização da sociedade civil (OSC): o projeto Atleta Bom de Nota, que deu origem ao instituto de mesmo nome.
Idealizado por Gil Brasil, ex-professor de matemática, que dedicou a vida à educação de práticas esportivas a crianças dentro e fora das escolas, o projeto busca justamente explorar os benefícios da associação entre educação, família, escola e esportes. Crianças e adolescentes dedicam-se às atividades físicas e também recebem acompanhamento de reforço e atividades de lazer.
“Começamos o projeto porque víamos muitas crianças na rua, com poucas condições, indo para as drogas e o crime, e sabíamos que o esporte é um poderoso instrumento que colabora com a saúde, a disciplina e o relacionamento social”, afirma Gil Brasil, que já foi voluntário em grandes eventos esportivos, como os Jogos Pan-Americanos (2007) e a Copa do Mundo (2014).
O Instituto Atleta Bom de Nota já desenvolveu atividades de treinamento de futsal, jiu-jítsu, jogos, campeonatos e palestras. As ações incluem acompanhamento de frequência e notas, reuniões com pais e alunos e fortalecimento de vínculos, em parceria com a escola.
A oportunidade de trabalhar dentro das escolas, em articulação com o currículo e os gestores, veio demonstrar também, segundo Gil, o impacto que tais práticas podem ter no aproveitamento da aprendizagem, na convivência e na apropriação do espaço por parte dos alunos.
A participação das crianças e dos adolescentes nos esportes demonstrou potencializar o seu desenvolvimento pessoal e social, além de aumentar a capacidade de disciplina, concentração e de se adaptar a formas de competir e cooperar com outras pessoas.
Eles têm também a oportunidade do convívio social, adquirindo hábitos saudáveis e uma relação de confiança e de crescimento como pessoa na sociedade. Aprendem que a escola é deles (…) e são motivados a ter um futuro melhor”.
Gil Brasil, do Instituto Atleta Bom de Nota
Assista a uma reportagem sobre os impactos do Atleta Bom de Nota em Pinhais (PR):
Esporte e transformação social
Além de meios para o desenvolvimento de capacidades físicas, motoras e psicológicas, o incentivo e a promoção de práticas esportivas podem ser também meios de transformação social em escala.
Essa é aposta da iniciativa idealizada pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo, que, em 1998, criaram a Fundação Gol de Letra, que tem o objetivo de promover, por meio do esporte, da cultura e da formação para o trabalho, práticas de educação que proporcionem impactos nas realidades locais.
Há outros projetos desenvolvidos pela organização com centros esportivos e trabalhos com escolas públicas situadas em territórios com altos índices de vulnerabilidade.
Uma dessas regiões é o bairro de Vila Albertina, no distrito do Tremembé, zona norte de São Paulo. Lá, o programa Jogo Aberto oferece, em parceria com escolas, oficinas de esportes como futsal, vôlei, basquete, handebol e capoeira, além de formação de monitores e ações comunitárias. O conteúdo é multiplicado e disseminado pelo bairro e entre familiares e amigos dos participantes e nas escolas.
Saiba mais sobre o projeto da Gol de Letra na Vila Albertina:
Cidadania no combate à violência
Com sede no Rio de Janeiro, o Craque do Amanhã surgiu em 2012 em São Gonçalo (RJ) e, no mesmo ano, foi replicado na Comunidade do Escondidinho, na capital. Em 2015, foi replicado em Osasco (SP).
O Craque do Amanhã é desenhado para crianças, adolescentes e jovens de nove a 17 anos de idade. Há preocupação em envolver as famílias e estabelecer parcerias, utilizando o futebol como ferramenta de educação, cidadania e combate à violência e vulnerabilidade social.
A organização também se tornou conhecida por promover a inclusão nos treinos e partidas, inclusive por meio da metodologia do futebol de três tempos.
Nessa metodologia, turmas mistas, de meninos e meninas e de pessoas com e sem deficiência, revezam-se em partidas nas quais pactuam regras e combinados no primeiro tempo, realizam atividade no segundo e fazem a avaliação do processo no terceiro, com a participação e protagonismo de crianças e adolescentes.
Saiba mais sobre o Craque do Amanhã:
Veja também
Centro Esportivo Virtual: ativo na internet desde os anos 1990, o CEV é uma comunidade acadêmica na internet que promove a pesquisa em educação física, esportes e lazer;
Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa: o COTP é um equipamento da Prefeitura de São Paulo que se dedica à formação de atletas profissionais. São realizadas peneiras periódicas para crianças e adolescentes, e é necessário que o(a) candidato(a) esteja matriculado(a) na rede de ensino pública ou privada;
Ensino médio e educação integral: a ampliação da prática desportiva integrada ao currículo escolar é uma das estratégias ligadas à meta 3 do Plano Nacional de Educação (PNE), que propõe a universalização do atendimento escolar a jovens entre 15 e 17 anos de idade;
Atletismo, o esporte mais antigo:a oficina traz sugestões de como trabalhar pedagogicamente a modalidade mais antiga de que se tem registro;
Letramento e esporte: a oficina traz um projeto de educomunicação relacionado a esportes, explorando gostos, atividades e conhecimentos prévios dos jovens;
O que é que a cidade tem: a oficina traz uma sugestão de como investigar os serviços de educação, saúde, esporte e cultura oferecidos pela administração municipal para a população da cidade, especialmente crianças, adolescentes e jovens.
Com colaboração de Vanessa Nicolav. Fotos/Imagens: Reprodução, salvo outra informação.
Material originalmente publicado na plataforma Educação&Participação, adaptado e atualizado para o Portal CENPEC Educação.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.