Como as secretarias de educação podem apoiar professores(as) no isolamento social?
Programa Melhoria da Educação: Apoio Pedagógico Complementa realiza encontros de formação a distância com técnicas de secretarias municipais da Paraíba
A distorção idade-série ainda é um grande desafio na educação brasileira, ao lado da reprovação e da evasão escolar. De acordo com o último Censo Escolar, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 18,7% dos matriculados nas escolas da rede pública do ensino fundamental têm idade acima da esperada para o ano/série.
Para enfrentar essa questão, o Programa Melhoria da Educação: Apoio Pedagógico Complementar tem como proposta dar subsídios a municípios para a implementação de políticas de apoio pedagógico a alunos dos anos iniciais do ensino fundamental com dificuldades de aprendizagem. Para isso, oferece assessoria e formação presencial e a distância às equipes técnicas de secretarias municipais de Educação organizadas em polo de municípios, durante o período de um ano, com foco em língua portuguesa e matemática.
Inspirado no programa Aceleração da Aprendizagem, desenvolvido pelo CENPEC Educação entre 1995 e 2016, o Apoio Pedagógico Complementar nasceu da parceria com o Itaú Social e o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Paraíba (Cogiva), no âmbito do Melhoria da Educação.
A assessoria, que ocorre ao longo de 2020, abrange nove municípios paraibanos: Juripiranga, Itabaiana, Salgado de São Félix, Mogeiro, São José dos Ramos, Gurinhém, Sobrado, Mari e Pilar. A formação é organizada em quatro módulos: Planejamento, Língua Portuguesa/Alfabetização, Matemática e Avaliação. A estratégia adotada no curso é híbrida, mesclando encontros presenciais e a distância. Com base nas discussões e nos conteúdos abordados, a equipe técnica de cada município participante realiza a formação dos professores de suas redes.
Erica Maria Toledo Catalani, coordenadora de Projetos do CENPEC Educação, esclarece:
Essa formação tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao planejamento, implantação, execução, monitoramento e avaliação de uma política de atendimento aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental que apresentam dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática.”
Erica Catalani
Essa política de atendimento prevê a realização de aulas no contraturno, o acompanhamento dos avanços nas aprendizagens e a possibilidade de reclassificação de acordo com os avanços dos estudantes, bem como a formação continuada dos professores, explica a coordenadora.
A formação teve início em fevereiro, quando aconteceu o primeiro encontro presencial do módulo de Planejamento, e tem previsão se encerrar em dezembro de 2020.
Estavam previstos outros encontros presenciais, mas, com o isolamento social devido à pandemia Sars-Covid-19, essas atividades foram reajustadas para a forma remota, por meio de videoconferências e tarefas on-line.
Mas como a formação com as secretarias de educação pode dar subsídios à orientação dos professores neste período de isolamento? Convidamos três técnicas participantes do Programa Apoio Pedagógico Complementar para trazer seus olhares sobre essa questão.
Compartilhamento de experiências entre municípios
Taíses Araújo técnica da Secretaria Municipal de Educação de Mogeiro, destaca as informações e experiências compartilhadas que os encontros de formação do Apoio Pedagógico Complementar promovem entre o grupo de profissionais dos diversos municípios integrantes do Cogiva. Para a educadora, as trocas, mediadas pela equipe do CENPEC, “têm contribuído para a construção de conhecimentos importantes, capazes de responder a alguns dos desafios que temos nos deparado nesta pandemia”.
O CENPEC tem nos instrumentalizado e ajudado a compreender a importância de sistematizar ações pedagógicas-administrativas dos nossos sistemas de ensino, bem como tem nos levado a refletir/ressignificar nossas abordagens e a ideia do que consideramos como conhecimentos importantes, a serem construídos por professores e alunos, a fim de responder aos desafios encontrados na sociedade atual.”
Taíses Araújo
“Estamos participando de um momento bastante dinâmico de troca de experiências e aquisição de conhecimentos teóricos e práticos que têm contribuído bastante na orientação dos nossos professores”, conta a pedagoga Jeanne Karla Abrantes Pereira de Sá.
Orientadora educacional no município de Pilar desde 1998, Jeanne considera que a formação do Programa tem oferecido subsídios para a formação docente de maneira a contemplar as mudanças no modo de ensinar e de aprender que a realidade atual impõe.
Estamos planejando atividades remotas e assistência on-line munidos de conhecimentos oferecidos pela formação, a fim de atender as necessidades e dificuldades dos nossos estudantes, objetivando que todos aprendam, apesar de não estarem na sala de aula. Além disso, estamos nos preparando para que no retorno possamos oferecer um ensino adequado à realidade da comunidade escolar, garantindo uma aprendizagem significativa que alcance a todos os estudantes.”
Jeanne Karla A. Pereira de Sá
Desafios da formação docente em tempos de isolamento
Em seu depoimento, a pedagoga e psicóloga Heloisa Helena Costa de Araújo Cavalcanti relata os desafios, iniciativas e conquistas do trabalho de formação desenvolvido com os professores neste momento.
Heloísa, que atua na coordenação pedagógica em três escolas e com professores do 6º ao 9º ano no município de Pilar, revela as dificuldades, reflexões e mudanças inevitáveis que o isolamento tem trazido às escolas, educadores e gestores. “Não tem sido uma tarefa fácil, pois a situação nos pegou de surpresa, com todas as limitações de uso e acesso à internet. Não conhecíamos bem quais ferramentas usar, quem teria habilidade necessária para tal e exatamente o que repassar aos estudantes”, revela a técnica.
Se num primeiro momento, esse cenário gerou angústias, desconhecimento e insatisfação, em um segundo momento levou a Secretaria a buscar entender como atuar a distância de forma igualitária com todas as escolas, professores e alunos, relata a educadora.
Neste momento, a coleta de dados nos fez enxergar a possibilidade em utilizar várias ferramentas e outros recursos, respeitando o acesso, facilidade do professor no uso da ferramenta e de fato o que fornecer aos alunos.”
Heloisa Helena C. A. Cavalcanti
Para possibilitar a continuidade dos trabalhos, Heloísa elenca, entre as ações adotadas, a criação um único grupo que possibilitasse o repasse de informações a todos os professores do 6º ao 9º ano. Além disso, a semana letiva foi organizada de modo que os estudantes tivessem apenas duas disciplinas por dia, e cada disciplina com no máximo três questões.
Escolas com diferentes condições e perfis adotaram estratégias e ferramentas mais adequadas para atender suas necessidades. “Na maior escola do município, que mais de 300 alunos matriculados, os professores criaram grupos de WhatsApp por turma. Nesta mesma escola, alguns professores estão trabalhando com o Google Classrom e a secretaria de educação está fornecendo semanalmente material impresso para estudantes sem acesso à internet. Outra escola adotou apenas Google Classrom e o material impresso fornecido semanalmente. E uma outra escola na zona rural, apenas material impresso fornecido mensalmente”, conta Heloísa.
Ainda assim, pondera a educadora, há dificuldades e limitações que precisam ser observadas, como: dificuldades de professores com o uso das ferramentas digitais; entrega de materiais fora na data acordada; famílias que não acreditam no trabalho desenvolvido nesse contexto; estudantes que não interagem, como também acontece no ensino presencial. Nesse sentido, Heloísa destaca a importância de contar com profissionais comprometidos para que o trabalho de formação faça a diferença nas escolas, contribuindo para a melhoria da aprendizagem de todos os estudantes.
Em meio a tantos desafios, esse acompanhamento e suporte aos professores e às escolas começa a render frutos: “Esta semana compartilhamos em alguns grupos de WhatsApp e Instagram da Secretaria produções textuais de alunos do 8º ano, resultado de uma atividade com gênero carta. Eles fizeram as cartas para serem enviadas como alento e motivação aos profissionais da Saúde de Pilar”, comemora a coordenadora.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.