Tirando de Letra: por que e como trabalhar com textos

-

Tirando de Letra: por que e como trabalhar com textos

Entenda a importância do texto no trabalho em língua portuguesa durante a alfabetização em duas novas videodicas do Letra Viva Alfabetiza; saiba mais

Por Stephanie Kim Abe

Como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define, o texto é a unidade de trabalho central em Língua Portuguesa. Isso significa que o trabalho com textos nos anos iniciais do ensino fundamental, durante a alfabetização, deve garantir a

ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens.”

BNCC, p. 67

Mas como isso funciona na prática e como explicar essa ideia para os familiares dos(as) estudantes? O projeto Letra Viva Alfabetiza mostra o porquê desse trabalho de forma simples e direta no vídeo abaixo:

A videodica também trata da importância de sempre relacionar os textos a seus contextos de produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos.


Como trabalhar o texto?

Uma vez entendido o motivo de trabalhar o texto de forma ampla e diversa, é preciso pensar em como realizar esse trabalho em sala de aula. Para isso, o Letra Viva dedica uma outra pílula de um minuto. 

Maria Alice Junqueira, coordenadora de projetos do Cenpec, explica a diferença entre as dicas encontradas nesses vídeos:

Foto: acervo Cenpec

O vídeo Apostar no trabalho com textos: como? aborda a questão de que todo texto pertence a um gênero discursivo que circula em diferentes esferas, campos sociais de atividade, comunicação e uso da linguagem. Mostra como as(os) professoras(es) podem contribuir para desenvolver o conhecimento das(dos)estudantes sobre os diferentes gêneros. O ´vídeo também esclarece que esse conhecimento deve estar a serviço da ampliação das possibilidades de participação das(dos) alunas(os) em práticas dessas diferentes esferas e campos de atividades humanas.”

Maria Alice Junqueira

Confira a seguir dicas de como trabalhar textos na alfabetização.


Série Tirando de Letra

As duas produções audiovisuais fazem parte da série Tirando de Letra, que busca trazer dicas simples e diretas a educadores(as) e familiares, fortalecendo essa ponte e esse vínculo criado entre escola-família durante a pandemia.

A série nasce da experiência da pandemia vivida em dois projetos do Cenpec: o  Letra Viva Alfabetiza e o Letra Móvel. O primeiro acontece em cinco municípios do Vale do Ribeira (SP) e tem como objetivo qualificar processos e práticas de alfabetização e letramento por meio de uma formação de rede. O segundo é uma iniciativa da Comunidade Cenpec em parceria com a Fundação Tide Setubal para apoiar crianças do 1o ano ensino fundamental de uma escola da periferia da capital paulistana por meio de chamadas de vídeo de WhatsApp durante a pandemia.

Ao todo, 16 pílulas serão publicadas no Portal Cenpec e nas redes sociais da organização. Algumas delas tratam de temas como organizar o espaço em casa para realizar as tarefas, ou como ajudar as crianças a estudar, e outras abordam conteúdos dos quatro eixos da BNCC Língua Portuguesa – anos iniciais – de maneira que as famílias também possam compreender. 

Veja outros vídeos da série no YouTube do Cenpec


Receba e compartilhe pelo WhatsApp

A cada semana, dois novos vídeos estarão disponíveis. Como a ideia é permitir que eles cheguem bem longe, atingindo o maior número de educadoras(es), coordenadoras(es) e familiares de crianças em alfabetização, também é possível receber os vídeos pelo celular. 

As videodicas são compartilhadas pelo grupo “Vídeos Tirando de Letra”, no WhatsApp, criado exclusivamente para compartilhar os vídeos da coleção. Para isso, basta responder ao formulário a seguir, informando que deseja participar, e você receberá acesso ao grupo.

Acesse o formulário.

Você também pode acessar os vídeos no Telegram do Letra Viva.

Não tem Telegram? Saiba como baixar e acessar.


Veja também