Escola em rede

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Escola em rede

Investidor

Fundação Telefônica

Parceiro

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SP)

Objetivo

Testar, em nível laboratorial, o uso dos conteúdos do EducaRede na escola. Apoiar e observar educadoras(es) no uso do portal em atividades escolares, na apropriação das salas de informática e na integração pedagógica da Internet.

Abrangência

Município de São Paulo (SP)

Público

Docentes, diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es) pedagógicas(os), crianças, adolescentes e jovens.

Vigência

2004


O Projeto Escola em Rede foi uma ação do Núcleo de Inovação do Programa EducaRede para a criação, experimentação, observação e sistematização de processos de uso da sala de informática e do Portal EducaRede na escola. Observou-se a dinâmica escolar, a tensão entre os diversos agentes do processo educacional e a relação entre as atividades na sala de aula e na sala de informática, com vistas a contribuir para a construção de metodologias que pudessem ser multiplicadas em outros espaços educativos. 

O projeto partiu do pressuposto de que é necessário rever os antigos recursos metodológicos da escola, centrados na lousa e no livro didático, não para substituí-los, mas para acrescentar adequadamente novos recursos ao ensino e à aprendizagem. 

O projeto foi dividido em duas ações: 

  • EducaRede na Escola, incluindo diagnóstico inicial do uso da Internet e da sala de informática pelos educadores e a Oficina  EducaRede vai à Escola.
  • EducaRede na Sala de Aula, com planejamento e desenvolvimento de atividades relacionando a sala de aula e a sala de informática utilizando o EducaRede como fonte de pesquisa, produção e comunicação; acompanhamento de professores participantes do projeto; atividades de parceria da Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE) com os outros professores envolvidos no projeto; atividades com os alunos da 8ª Série sobre o tema Energia usando pesquisa na Internet, Bate-Papo, Fórum, Galeria de Artes; atividades com os alunos da Sala de Apoio (SAP), na qual são atendidos alunos com distúrbios das capacidades básicas de aprendizagem nas áreas perceptivo-motor, raciocínio lógico-matemático e desenvolvimento sócio emocional. 

Depois de desenvolvidas as atividades do projeto, os processos construídos e os resultados observados foram sistematizados e divulgados, contribuindo para que a inclusão digital de jovens e educadores possibilite a melhoria da qualidade do ensino público.