Podcast: alfabetização e letramento na ponta da língua

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Podcast: alfabetização e letramento na ponta da língua

No segundo episódio do podcast produzido pelo Cenpec, professoras especialistas em alfabetização conversam sobre suas práticas em sala de aula, política pública e os desafios do pós-pandemia

Por Stephanie Kim Abe

Levando em conta o novo parâmetro de alfabetização de 743 pontos na escala Saeb, lançado pelo Ministério da Educação (MEC) com base na pesquisa Alfabetiza Brasil do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), temos o dado de que 56,4% das(os) estudantes que estavam no 2o ano em 2021 não estavam alfabetizadas(os)

É sabido – e muito discutido – os efeitos da pandemia impactaram a aprendizagem das(os) estudantes, especialmente das crianças entre 6 e 7 anos, que sentiram mais fortemente o peso das aulas remotas. Em 2019, por exemplo, o percentual de estudantes do 2o ano que não estavam alfabetizadas(os) de acordo com o novo parâmetro era de 39,7%. 

Assim, como educadoras e educadores podem ajudar a reverter esse quadro, garantindo o direito de toda criança à alfabetização? Que estratégias podemos usar para recompor essas aprendizagens e promover o letramento de todas e todos estudantes neste momento?

Esse é o tema do segundo episódio do podcast Educação na ponta da língua, nova iniciativa do Cenpec, em parceria com o programa Escrevendo o Futuro, apoiado pelo Itaú Social.

Apresentado pela educadora Gina Vieira Ponte, o episódio conta com a participação de Aline Nascimento, professora da rede pública municipal de Salvador (BA), e Claudia Vóvio, professora do curso de pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Elas dialogam sobre as prioridades que uma política pública nacional de alfabetização precisa ter, os desafios da alfabetização no pós-pandemia e dicas para professoras e professores sobre como trabalhar esse processo em sala de aula. 

Para entender ainda mais sobre como promover a alfabetização e o letramento no dia a dia das crianças, o episódio traz o relato de experiência da professora Lia Leixo, que atua nos anos iniciais do fundamental, na rede municipal de ensino de São Paulo. Ela conta quais práticas ela realiza com sua turma para potencializar ainda mais esse processo e dar significado às letras e palavras no cotidiano das(os) estudantes da escola municipal de São Paulo onde dá aulas. 

Para ouvir esta prosa afinada em outras plataformas:


Saiba mais sobre as participantes deste episódio:

Aline Carvalho Nascimento é professora da rede pública municipal de Salvador (BA), pedagoga e mestre em educação com pesquisa na área da alfabetização. É também formadora de professoras(es) do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep).

Foto: acervo pessoal

Claudia Lemos Vóvio é pedagoga, pós-doutora em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e professora do curso de pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Dedica-se a estudos sobre letramento, alfabetização, ensino de Língua Portuguesa e educação em territórios de vulnerabilidade social.

Foto: acervo pessoal

Lia Aleixo é pedagoga, professora do ensino fundamental I na rede municipal de ensino de São Paulo, na Emef Des. Amorim Lima, mestranda do programa de pós-graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades do DIVERSITAS – USP. Cursou Pedagogia Griô pelo Grão do Luz, em Lençóis (BA) e é aprendiz griô de mestre Alcides de Lima no Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira (Ceaca), em São Paulo.

Leia mais sobre os desafios da alfabetização no pós-pandemia no artigo de Cláudia Vóvio


Confira também o primeiro episódio do podcast Educação na ponta da língua sobre educação escolar indígena:


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