Artigo ressalta influência do CENPEC Educação em políticas públicas
Especialista em educação destrincha ações e influência do CENPEC Educação em políticas públicas
Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa escreve artigo que analisa a elaboração e divulgação de propostas para a ampliação da jornada escolar realizadas pelo CENPEC Educação, no período de 1993 a 2006.
Intitulado“Ampliação da Jornada Escolar e o Terceiro Setor: a atuação do CENPEC”, o documento traz as proposições e estratégias utilizadas pela instituição para defesa da educação.
O especialista buscou apropriar-se das proposições e estratégias de convencimento utilizadas junto às sociedades civil e política, a partir de diversos documentos assinados pelo CENPEC Educação e seus intelectuais. O artigo também avalia a assimilação desse conjunto de proposições pelo Programa Mais Educação, política de ampliação de jornada escolar do governo federal lançada em 2007.
Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa é doutor em Educação (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pesquisador associado ao Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (LIEPE) e ao Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento (GPETED/UFF). Também coordena o grupo de pesquisa Educação e Poder, Ciência Política e Educação e Política da Educação no Brasil, da UFF.
Anos 1990 e o surgimento das OSCs
O fim do período ditatorial coincide com o surgimento de diversas organizações não governamentais. Não por acaso, a redemocratização brasileira trouxe a necessidade do cumprimento dos direitos sociais e civis. As organizações da sociedade civil (OSCs) – também chamadas de organizações não governamentais (ONGs) – dos anos 1990 encontraram na cooperação internacional e nas empresas privadas o aporte e o apoio à luta pela cidadania e pelos direitos básicos. É esse o contexto histórico do surgimento do CENPEC Educação, ressaltado também pelo autor.
A influência da instituição nos debates públicos e contemporâneos sobre educação se deu de forma rápida. O professor ressalta que, apenas nove anos após a sua fundação, o CENPEC Educação já “era um polo importante na aproximação do chamado terceiro setor à educação pública, aglutinando ao seu redor diversas instituições que possuíam esse foco de ação”.
Segundo Costa, a estruturação de conexões na sociedade civil e política, aliada às coordenações de projetos nacionais de pesquisa e gestão pedagógica foram fundamentais para ascensão do CENPEC Educação. “Para uma organização que reconstrói sua memória ressaltando a austeridade e o idealismo presentes na sua fundação, os anos de 1990 marcaram o início de uma trajetória meteórica no campo da educação”, afirma o autor.
O crescimento da influência
O levantamento histórico e análise feitos pelo Profº Costa abrangem ações, publicações e parcerias realizadas pelos CENPEC Educação desde seu nascimento, em 1987. O principal projeto citado é o Raízes e Asas, realizado entre 1993 e 1998 com apoio do Itaú, Ministério da Educação (MEC) e UNICEF.
Com objetivo de colaborar para a melhoria da qualidade do Ensino Fundamental, garantindo o sucesso escolar dos alunos e das alunas na escola pública, o projeto constou em apoio técnico e profissional às escolas e profissionais da educação com participação da comunidade. A iniciativa deu origem à Coleção Raízes e Asas, disponibilizada para download no Portal CENPEC Educação.
O autor também destaca que ações como o Prêmio Itaú-UNICEF foram responsáveis pelo reaparecimento de pautas de educação integral e da ampliação deste debate na esfera pública. A premiação foi criada em 1995, em um contexto de mudanças sociais na perspectiva da garantia de direitos – com a promulgação da Constituição Federal Brasileira e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A evolução no debate de educação integral e o aumento da responsabilidade empresarial perante problemas sociais teve, segundo Costa, influência direta do CENPEC Educação – que estabeleceu parcerias com empresas como o Itaú, instituições como a UNICEF, entre outras.
Da pesquisa para a prática: as publicações sobre educação integral
Além dos projetos e prêmios que incentivaram um novo debate, o professor também destacou as publicações acadêmicas do CENPEC Educação. Tais guias e cadernos influenciaram diretamente programas do governo, além de servirem como base para outras iniciativas.
Para o autor, tanto a organização da sociedade civil quanto as publicações acerca da educação integral trouxeram um novo olhar: o foco no sujeito – um sujeito de direitos –, assegurando proteção social às crianças e jovens, direito que, segundo ele, teria valor equivalente ao da instrução formal.
Segundo Costa, o diferencial das publicações foi a atenção aos alunos em situação de vulnerabilidade que, para completarem sua formação, “precisariam de maior assistência educacional e social.” O autor destacou três publicações (citadas abaixo) que foram referência usadas por profissionais da área.
Para Argüelles da Costa, as evidências do crescimento da mobilização empresarial em torno de questões educacionais, teve como um dos principais atores o CENPEC Educação. O autor destaca o diferencial de dialogar com o setor privado e que “o discurso da ONG, desde cedo, sintonizou-se às ambições crescentes de ação social por parte do empresariado”, conclui.
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.