Vídeo conta experiência de alfabetização em ambiente remoto, realizada pela Comunidade Cenpec em parceria com a Fundação Tide Setubal; confira depoimentos das pessoas participantes
Em uma reportagem de setembro de 2021, contamos sobre o Letra Móvel, iniciativa da Comunidade Cenpec em parceria com a Fundação Tide Setubal ao longo da pandemia. O projeto, que começou em abril de 2020, buscou apoiar estudantes do 1º ano do ensino fundamental de uma escola estadual do Jardim Lapenna, na periferia de São Paulo, no seu processo de alfabetização e letramento durante o ensino remoto.
Esse apoio aconteceu por meio de chamadas de vídeo de WhatsApp, que ocorriam duas vezes por semana. A cada encontro, sempre com a presença de um(a) familiar, as alfabetizadoras voluntárias propunham atividades e brincadeiras, como leitura de diferentes gêneros literários, para introduzir as crianças aos usos sociais da língua escrita.
Para contar sobre essa experiência inédita, os resultados esperados e inesperados (teve até familiar que voltou a estudar) e as lições aprendidas – por estudantes, formadoras, famílias e professoras -, a gente produziu um vídeo-relato. A produção audiovisual conta como nasceu a ideia, apresenta as formadoras voluntárias, além de refletir sobre os principais ganhos da experiência e trazer registros fotográficos das atividades realizadas com as(os) estudantes em ambiente remoto. Confira abaixo:
E quem participou, o que achou?
Ainda que tivesse como foco a alfabetização das crianças, o Letra Móvel impactou profundamente outras pessoas. Ao longo de todo o processo, as famílias estiveram muito próximas das formadoras, e estas também aprenderam muito sobre as dificuldades que cada estudante e cuidador(a) enfrenta no dia a dia.
Leia, veja ou escute a seguir alguns depoimentos.
Ilda Ferreira da Silva, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Prof. Pedro Moreira Matos:
Esses encontros foram momentos gratificantes, momentos de crescimento, de revisitar e repensar a própria prática. De olhar para os alunos também com um olhar muito especial. Os professores tiveram um crescimento nas suas práticas, tiveram mais segurança nas suas práticas e puderam compartilhar, tirar de si tantas angústias que eles traziam.”
Ilda Ferreira
Malu Gomes, analista de programas e projetos do Galpão Tide Setubal:
“Foi um trabalho incrível que o Letra Móvel desenvolveu com as famílias. As professoras entravam em contato comigo para empréstimo de livros para as crianças participantes do projeto e, com isso, as mães também se tornavam leitoras juntamente com seus filhos, que cada vez mais se aproximavam da alfabetização.
Foi incrível receber informações que as crianças já estavam lendo e que tinham prazer em ler – inclusive, atualmente, continuam pegando livros emprestados. Ver o despertar da literatura nas famílias é maravilhoso!
Entendemos que somar esforços é necessário para a garantia e a promoção de uma educação de qualidade, e que juntos podemos transformar uma comunidade em um território educador. Como dizem: ‘juntos somos mais fortes’!”
Daniel Linhares da Silva, estudante com disfunção na fala da Escola Estadual Prof. Pedro Moreira Matos:
Muito obrigado por vocês terem ajudado no tom de fala e a ler e escrever. Eu agradeço.”
Daniel Linhares
Vania Silva, mãe do estudante Daniel Linhares da Silva:
Eu posso falar que esse projeto foi transformador. Ele transformou não só a vida do Daniel, mas a vida de toda a família. Porque todas as atividades envolviam a família inteira. Então o aprendizado era mútuo, a aproximação feita… os momentos de estar juntos, aprendendo, rindo e brincando, momentos prazerosos que nos aproximava e nos ensinavam muito além do letramento.”
Vania Silva
Madalena Pereira de Santana, mãe da estudante Monalisa de Santana Silva:
Eu agradeço muito, muito a Patrícia, porque ela me ajudou bastante com a Monalisa, com formas de poder… como separar as sílabas, formar as palavras, jogos, brincadeiras. Sempre que eu podia, eu acompanhava.”
Madalena Santana
Elisa Pitombo, formadora voluntária:
“Nos encontros mensais que realizamos apenas com as famílias, a partir de novembro de 2020, buscávamos fortalecer a ideia de que todos temos saberes e conhecimento – inclusive os familiares. Elas tinham muitas dúvidas com relação à nossa metodologia e nós discutimos intensamento o ritmo e o estilo de aprendizagem de cada estudante, que é diferente, ainda mais nessa situação de ensino remoto.
Também trabalhamos com elas os limites que precisavam ser colocados naquele ambiente domiciliar, para garantir uma condição mínima para que o atendimento individual com as crianças acontecesse: um espaço longe da televisão, uma tábua ou bandeja para colocar os jogos etc.
Esses encontros se tornaram espaços de ressignificação, união e acolhimento para essas famílias, e de criação de vínculo para nós. A famlia é parte fundamental do letramento e alfabetização, porque é com ela que se desenvolve todo o vocabulário, toda a relação afetiva, e é com ela que a gente fazia a leitura e os jogos.
Foi um aprendizado para todas(os) e, para mim, foi muito gratificante ver crianças como o Daniel saindo de um lugar de não aprendente para um lugar em que ele pode aprender – e tem aprendido.”
Sonia Madi, coordenadora das formações do Letra Móvel:
“Uma das coisas mais importantes que fizemos foi esse trabalho em conjunto com as famílias, porque uma criança de seis anos não dá conta de ficar sozinha atenta ao celular na atividade que estamos propondo.
Além disso, essa parceria era necessária justamente pela condição do ambiente remoto. Qual é o comportamento de alguém que tem aula por celular, em uma sala em que também está a avó deitada no sofá assistindo televisão, a tia fazendo a unha no banquinho, a mãe fazendo comida? Todas nós formadoras sabíamos dar aulas na escola, mas e nesse ambiente domiciliar de múltiplas tarefas?
As mães também estranharam muito a nossa maneira de se relacionar com as crianças, porque conversávamos muito com elas. Para nós, conversar serve tanto para a construção do vínculo como para o desenvolvimento da linguagem oral, da expressão do pensamento completo. Mas as mães, que não tem essa experiência de ver a criança enquanto não sabe, ficavam ansiosas e achavam que estávamos jogando conversa fora e perdendo tempo.
Por isso, acho que esse nosso maior desafio foi também a nossa maior conquista. Porque foi difícil, mas conseguimos, nessas condições, construir compromisso e vínculo, responsabilidade umas com as outras, fazer combinados e respeitá-los. E as famílias passaram a valorizar a conversa, aceitar escritas não convencionais, aguentar o erro das crianças. Mais importante, elas perceberam a necessidade de um ambiente alfabetizador e letrado na casa, então elas penduravam as letras do alfabeto, escreviam bilhetes na geladeira, pediam livros do Galpão para serem entregues de bicicleta em suas casas.
Esse, aliás, é o maior conselho que a gente pode tirar dessa experiência e dar para qualquer escola e comunidade: a importância de ampliar a presença da escrita na vida de todas as famílias, porque uma criança que nasce em uma família com presença e uso da escrita tem mais condições de ser alfabetizada, já que compreende desde muito cedo o que é a escrita e pra que ela serve.”
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.