A
garantia de uma educação de qualidade, cada vez mais inclusiva e democrática,
passa necessariamente pela formação e qualificação dos professores.
Professores do Brasil: novos cenários de formação é o terceiro livro de uma série iniciada há 10 anos e que se baseia no projeto “Cenários da formação do professor no Brasil e seus desafios”, realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), com apoio da UNESCO. A série se destina a prover um panorama amplo sobre a docência no país, abordando os temas da formação, trabalho e profissionalização.
Professores do Brasil: novos cenários de formação é uma coautoria dos especialistas da FCC Bernardete Gatti, Elba Siqueira de Sá Barretto, Marli Eliza Dalmazo, Afonso de André e Patrícia Cristina Albieri de Almeida. O livro discute a formação docente inicial e continuada, analisando ações políticas e dados educacionais que despontaram nesta década.
A questão da formação de professores se torna um problema social na medida de sua relevância e por conta do trato incerto que tem merecido mediante políticas descontinuadas e pela pouca discussão social relativa a seu valor social concreto na contemporaneidade, bem como sobre os fundamentos dessa formação e das práticas a ela associadas.”
Professores do Brasil: novos cenários de formação, p. 11
O CENPEC Educação disponibiliza os três livros da série para download. Confira.