Temáticas
Procure por

Programa de Educação Continuada

Investidores Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) Parceria Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) Objetivo Oferecer a educadoras(es) e técnicas(os) subsídios teóricos e práticos… Leia mais >

Dia dos Povos Indígenas: educação contra preconceitos

A escola deve ser o espaço para conhecer e valorizar a cultura indígena contra ameaças aos direitos desses povos,

Combatendo o Trabalho Infantil

Investidores Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil… Leia mais >

Melhoria da Educação no Município

Investidores Fundação Itaú Social e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Parceiros União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Casa Pequeno Davi – PB, Instituto Regional… Leia mais >

Programa Gerir – Formação de Lideranças Escolares

Investidores Fundação Clemente Mariano Parceria Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Secretaria Municipal de Educação de Catu (BA) Objetivo Capacitar gestoras(es) escolares de Ensino Fundamental nos… Leia mais >

APC: Nunca foi tão importante planejar

A pandemia acentuou desigualdades na educação e reforçou o papel das escolas na construção da equidade – uma das abordagens principais na nova parceria Cenpec/Itaú Social em Alagoas

E-book: Criança, adolescente e educação antirracista

Material gratuito traz série de artigos sobre diversos aspectos do ECA à luz das questões étnico-raciais; saiba mais e confira outras dicas

Série Novo Ensino Médio: O que é preciso entender?

Com a implantação dessa política pública a todo vapor, lançamos série para trazer diferentes perspectivas e analisar possibilidades e perigos do novo modelo

Multilinguismo no Brasil e as línguas indígenas

O Brasil é o 8º país em número de idiomas falados, com 210 línguas. Saiba mais sobre o multilinguismo e as línguas indígenas na educação.

Pela apuração das denúncias envolvendo a atual gestão do MEC

O Cenpec manifesta apreensão com a existência de esquemas informais de transferências de recursos federais a prefeituras “aliadas” do governo Bolsonaro sem critérios técnicos

Ensino Médio Noturno e EJA no Brasil: análise de dados secundários

Este estudo de natureza exploratória busca identificar perfil socioeconômico e relação com mundo do trabalho de estudantes do EM e EJA

Perfil e necessidades profissionais de professoras(es) de Inglês de escolas públicas no Brasil

Este estudo investiga o perfil social e as necessidades de formação continuada de docentes de inglês que atuam na rede pública nos anos iniciais do ensino fundamental

Regulamentação da aprendizagem híbrida: todo cuidado é pouco!

Conheça a proposta em discussão no CNE e entenda a importância de acompanhar o tema, para evitar precarização do trabalho docente

Bibliotecárias(os): grandes magas(os) da informação

Conheça a trajetória de duas bibliotecárias, as possibilidades de atuação e o caráter transformador dessa profissão, grande aliada da educação

Por dentro do SNE

Entenda quais as bases, os objetivos, a organização e as expectativas com relação à regulamentação do Sistema Nacional de Educação (SNE)

Recuperar as aprendizagens é urgente!

É preciso organizar o apoio pedagógico às(aos) estudantes e pensar quais formas de aceleração da aprendizagem se aplicam melhor a cada rede de ensino

Prêmio Estratégias de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar

Geledés busca mapear boas práticas de gestão escolare de organizações estudantis contra evasão escolar

Volta às aulas 2022: expectativas, desafios e cuidados

Especialistas apontam questões que gestoras(es) e escolas devem considerar nesse retorno em meio a uma nova onda da pandemia