Frente pela Vida
Organizações da área de saúde, educação e assistência social assinam manifesto conjunto apresentando posicionamento, princípios e diretrizes para enfrentamento da pandemia de Covid-19. Confira
Apoio Pedagógico Complementar 2021
Iniciam os preparativos para o primeiro encontro de formação do programa, que este ano abre inscrição para gestores(as) escolares e traz novas ideias para apoiar os municípios
Desafios e aprendizagens em um ano de pandemia
Acompanhe duas pesquisas sobre o cenário da pandemia de Covid-19 e do fechamento das escolas.
APC: formação continuada em 2020 cumpriu o seu papel?
Avaliação analisa percepções de técnicos(as) das secretarias envolvidos(as) nas formações do Apoio Pedagógico Complementar em 2020
#Educação na pandemia: formação e informação pelo direito à educação
Para colaborar com professores(as), gestores(as) e famílias este momento de incertezas, sistematizamos nossas produções desde o início da pandemia no Brasil
PEC Emergencial: ameaça ao Fundeb e risco de agravar desigualdades
Se o relatório divulgado nesta terça (23.02) for aprovado sem mudanças, União, estados e municípios ficam desobrigados de investimento mínimo em educação e saúde
Busca ativa escolar: um esforço que vale o investimento
Em meio à pandemia, conheça experiências de diferentes municípios brasileiros para garantir a permanência dos(as) estudantes na escola
Programa Itaú Social UNICEF: o percurso formativo se encerra
Saiba quais as 686 OSCs que seguem para avaliação e seleção e confira as aprendizagens construídas ao longo do percurso formativo
Planejar em tempos incertos
Selecionamos documentos e vídeos que trazem orientações valiosas para apoiar o planejamento de novos(as) gestores(as) neste início de ano. Confira!
A quem importa o fracasso escolar?
Olhar as taxas de reprovação, distorção idade-série e abandono escolar é reconhecer desigualdades e pensar propostas articuladas de enfrentamento a essa cultura. Saiba mais
Caminhos para a educação pós-pandemia
Evento on-line apresenta estudo “Enfrentamento da cultura do fracasso escolar”, produzido pelo Unicef em parceria com o CENPEC Educação e o Instituto Claro
Como as redes podem se planejar para o ano letivo?
Reorganização do calendário escolar, continuum curricular, avaliação qualitativa e ensino híbrido são alguns dos pontos de destaque
#Reviravolta da Escola: vamos recriar a escola para o mundo pós-pandemia?
Campanha busca discutir as aprendizagens de 2020 e o modelo de escola para o futuro
CENPEC Educação reafirma papel do MEC e cobra atuação do órgão
Organização demonstra preocupação com fala do ministro Milton Ribeiro em entrevista
A pandemia, da perspectiva de gestoras de educação
Enquete do CENPEC Educação em parceria com a start-up Eu Ensino ouviu a gestão educacional sobre suas iniciativas e desafios durante esse período
Como pensar a avaliação diagnóstica e o planejamento na volta às aulas presenciais
Avaliação em rede, autoavaliação, olhar específico e atividades de acolhimento para manter vínculos e alinhar orientações pedagógicas
Novos caminhos para a educação integral e inclusiva
Programa Itaú Social UNICEF desenvolve formação e fomento financeiro a OSCs que trabalham com crianças e adolescentes
Apoio Pedagógico Complementar: estratégias e conteúdos formativos em encontros remotos
Com a mudança das formações para o modelo a distância, os Módulos de Língua Portuguesa e Matemática receberam reformulações