Que tal aprender mais sobre as etapas dessa abordagem inovadora e como ela pode contribuir para projetos colaborativos em sala de aula? Saiba mais
Por Stephanie Kim Abe
Fala-se muito em inovação na educação – e a palavra às vezes até assusta. Mas inovar não é necessariamente fazer algo mirabolante. Muitas vezes, pode ser apenas mudar a perspectiva sobre a qual olhamos determinado problema ou questão.
Por exemplo, pensemos na necessidade de se criar um currículo novo de Sociologia para a escola. Por onde começar esse processo? Pensando nas competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas nas(os) estudantes de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ou no conteúdo que é esperado dessas(es) alunas(os) em determinados anos?
E se olharmos, em vez disso, para as(os) estudantes primeiro? O que elas(es) precisam compreender, o que está acontecendo no seu entorno e na sua realidade para, então, alinhar esse currículo? Por que não se colocar no lugar da(o) outra(o) na hora de pensar soluções?
Ter esse olhar empático é um dos princípios do design thinking (DT), um processo que é muito utilizado por grandes empresas no desenvolvimento de produtos e soluções com foco em pessoas ou inovações. Mas as escolas também podem se beneficiar dessa abordagem – e muitas o têm feito.
Uma das experiências mais famosas é a da designer Kiran Bir Sethi, que mudou as práticas pedagógicas realizadas na sua escola Riverside School inspirada nessa abordagem e que criou o movimento Design for Change – iniciativa tocada, aqui no Brasil, pelo Instituto Alana com o nome Criativos na Escola.
O design thinking proporciona esse olhar em profundidade para as pessoas, para criar empatia em relação a elas, inspirar-se com elas e compreender suas necessidades e motivações. Ele humaniza o processo de inovação, pois deixa claro que são pessoas criando soluções para pessoas e com pessoas.”
Outros princípios dessa abordagem são colaboração, criatividade e otimismo.
Leandro Holanda, mestre em ciências pela USP e especialista em tecnologias educacionais pela PUC-SP, explica algumas etapas do processo:
A primeira coisa é reconhecer e definir um problema que será abordado e para o qual será desenvolvida uma solução. Depois, realizar o processo de empatia (empatizar) – no qual você tem maiores informações sobre como resolver esse problema. Então vem o idear, que é imaginar como pode ser esse produto; prototipar e, enfim, testar.”
Leandro Holanda
Aprender mais sobre design thinking em projetos colaborativos
É Leandro quem apresentará o webinar Design Thinking em ação, construindo projetos colaborativos, que acontece na próxima quinta-feira (dia 23) de forma exclusiva para as(os) professoras(es) e estudantes inscritos na 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow.
Na ocasião, ele falará mais sobre o tema, além de um conjunto de ferramentas que envolvem estudantes e professores em atividades criativas e colaborativas, para organizar e desenvolver um projeto científico e/ou tecnológico.
Apesar de não ser uma metodologia, o design thinking entra nesse rol de metodologias ativas, que colocam os estudantes no centro da aprendizagem para desenvolver algo. O mais importante não é simplesmente replicar as etapas do design thinking, mas entender que partes desse processo fazem sentido para o professor levar para a sala de aula. Pode ser o uso do Mapa da Empatia ou apenas a prototipagem, ou uma combinação de processos. Tem que ter sentido para a sua prática”, defende.
Leandro Holanda, mestre em ciências pela USP e especialista em tecnologias educacionais pela PUC-SP
Além disso, o especialista reforça como esse processo pode estar ligado às inovações na educação:
“O DT envolve debate, colaboração, criatividade – todas questões importantes para a educação hoje. Temos falado muito sobre o novo currículo, que não é baseado apenas em conteúdo, mas em competências, e essa é uma forma de os professores ajudarem os alunos nesse desenvolvimento”, explica Leandro.
O Solve for Tomorrow estimula estudantes e docentes da rede pública a desenvolverem soluções para demandas locais usando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
“Como o Solve for Tomorrow incentiva os estudantes a pensarem soluções e desenvolverem algo para atacar os problemas da sua comunidade, há muita sinergia com o design thinking – seja na etapa da empatia para investigar mais a fundo a necessidade dos moradores locais, seja na etapa de prototipagem. Está tudo conectado e o DT pode servir de inspiração”, explica Leandro Holanda.
Podem ser inscritos grupos de 3 a 5 estudantes com um(a) professor(a) orientador(a), que esteja lecionando para os(as) alunos(as) da equipe em disciplinas relacionadas a Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias de escolas públicas das redes municipais, estaduais e federais.
Os vencedores nacionais ganham aparelhos da Samsung, como smartphone Galaxy da Serie S, notebook, smartwatch e smart TV, e as escolas dos projetos vencedores também são contempladas com duas smart TVs da Samsung. Também há premiações para os semifinalistas e finalistas.
O Solve For Tomorrow é uma iniciativa global da área de cidadania corporativa da Samsung e, no Brasil, tem coordenação geral realizada pelo Cenpec.
Ainda é possível se inscrever, já que as inscrições vão até o dia 18/07!
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.