A narrativa oral como arte do encontro e do diálogo
Em artigo, pesquisadora da tradição oral Fabiana Rubira relata sua experiência e o papel da contação de estórias na formação de professores.
Metodologias ativas: como inovar na sala de aula e envolver mais as(os) estudantes
Entenda o que são, como funcionam e como implementar as metodologias ativas na sua prática pedagógica
APC: balanço da formação em Língua Portuguesa e Matemática
Formadoras Patrícia Calheta e Sandra Amorim falam sobre aprendizagem da formação on-line com os(as) técnicos das secretarias municipais
Formação: Quais saberes estão presentes na sua prática docente?
Atividades propõem reflexão sobre a escolha da carreira e as qualidades e competências utilizadas em sala de aula
Novo curso ajuda estados a implementar estratégia de combate à exclusão escolar
Percursos formativos on-line e gratuitos para ajudar estados a mobilizar e apoiar seus municípios
Aulas por vídeo e rádio em territórios vulneráveis são tema da formação APC
Desafios para a educação remota foi tema abordado no módulo de Planejamento do Apoio Pedagógico Complementar
Sonia Madi: Não saber e buscar respostas fazem parte da aprendizagem docente
A especialista em Didática Sonia Madi aborda os processos de desenvolvimento nos desafios enfrentados pelos educadores
Videodicas: Professores(as), sintam-se acolhidos(as)!
Série traz sete vídeos com dicas para educadores(as) enfrentarem desafios comuns durante a pandemia.
PVE: Boas práticas de gestão durante a pandemia (parte II)
Saiba como secretarias municipais de educação do programa Parceria pela Valorização da Educação se organizaram no momento de pandemia
Webinário “Educação na pandemia: como os municípios estão se organizando para garantir a aprendizagem?”
Promovido pelo CENPEC Educação, o evento on-line traz estratégias formativas de rede desenvolvidas no âmbito do Projeto Letra Viva em cinco municípios paulistas
PVE: Boas práticas de gestão durante a pandemia (parte I)
Saiba como cinco secretarias municipais de educação ligadas ao programa Parceria pela Valorização da Educação se organizaram para enfrentar o período de pandemia
O que é e como funciona o ensino híbrido
Ao discutir a volta das aulas presenciais, é preciso entender que o ensino híbrido vai além de misturar as aulas presenciais e remotas
CENPEC Educação elabora e-book sobre práticas pedagógicas na pandemia
A publicação faz parte da série Nós da Escola, da editora Moderna, com orientações sobre a pandemia voltadas para escolas e secretarias de educação
Livro sobre gestão transformadora recebe propostas de artigos até 15 de setembro
Pesquisadores(as), professores(as) e gestores(as) da educação básica e profissionais do terceiro setor podem submeter artigos até o dia 15 de setembro.
Acolhimento em cascata: garantindo o apoio emocional na retomada das aulas presenciais
Apoiar uns aos outros, se corresponsabilizar e compartilhar experiências são ações fundamentais no acolhimento para volta às aulas
A pandemia, da perspectiva de gestoras de educação
Enquete do CENPEC Educação em parceria com a start-up Eu Ensino ouviu a gestão educacional sobre suas iniciativas e desafios durante esse período
Inscreva-se no Respostas para o Amanhã, um Prêmio em que todos ganham
Professores(as) têm até dia 10/08 para inscrever suas ideias e equipes de 3 a 5 alunos(as) da mesma turma/classe do Ensino Médio
Retomada das aulas presenciais: muito planejamento e participação
Não é o momento de decidir datas ou prever retorno, mas sim de planejar com muita participação esse processo complexo