Jogo de alfabetização
Explorar as relações entre os sons das palavras e suas formas escritas é fundamental na alfabetização inicial. Veja a proposta lúdica desenvolvida com base nos estudos do CEEL/UFPE
CENPEC Educação analisa programa de alfabetização do MEC
Iniciativa é voltada a professores e gestores das redes públicas de educação. Confira a visão de especialistas do CENPEC
Eu lia quadrinhos…
Em artigo, a pesquisadora Sabrina Paixão (Faculdade de Educação/USP) dialoga com nossas memórias leitoras para discutir a presença das HQ na formação escolar
Integração das áreas do conhecimento na alfabetização
Terceiro ciclo do Pnaic (2015-2016) propunha a articulação entre as ciências humanas, artes e ciências da natureza
Conta pra mim: programa pode não atingir mais pobres
Orientações demandam condições de camadas mais abastadas, avalia reportagem
Embate entre métodos de alfabetização
Declaração polêmica sobre livros didáticos traz à tona discussão sobre habilidades de leitura e escrita
Especialistas avaliam educação no primeiro ano de Bolsonaro
Paralisia de políticas públicas preocupa educadores, para quem MEC prioriza gestão ideológica
A importância de Paulo Freire para a educação
Anna Helena Altenfelder comenta a importância do educador para a aprendizagem em especial do Jornal da Cultura
Conheça os vencedores da 4ª edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura
Premiação envolveu quatro categorias: Cadeia Produtiva do Livro, Organizações Sociais, Mídias e Bibliotecas. O escritor Pedro Bandeira foi o homenageado desta edição
Saiba como foi a final da Olimpíada de Língua Portuguesa
Veja como foi a cerimônia de premiação e confira os vencedores da 6ª edição
Letramento e/ou literacia?
Clecio Bunzen (UFPE) trata das diferenças conceituais e práticas dos termos relacionados ao ensino e à aprendizagem da língua escrita
Literacia familiar: a voz de especialistas
Foco do programa “Conta pra mim” é incentivar práticas de leitura, escrita e oralidade em família
Em defesa do livro, da leitura e da biblioteca
Rede LEQT realiza encontro em São Paulo (SP) para discutir políticas públicas para a leitura no Brasil
Pontos de Vista em Letras Raras
Caderno orientador do trabalho com artigo de opinião é analisado em revista da Universidade Federal de Campina Grande
Alfabetizar letrando é o caminho do meio
Para a especialista Sônia Madi, uma boa alfabetização precisa articular o ensino sistemático das relações entre letras e sons às práticas sociais
Olimpíada de Língua Portuguesa: literatura, arte e educação
Etapa Regional do concurso mobiliza comunidades, escolas e se transforma em troca de vivências e aprendizagem
Disputa ou diálogo entre métodos de alfabetização?
Isabel Frade (UFMG) apresenta os métodos de alfabetização adotados no Brasil e reflete sobre suas implicações
A luta política contra Paulo Freire, o educador “subversivo”
Reportagem do jornal El País recua até 1964 para mostrar como o método revolucionário de alfabetização do educador afetava o processo eleitoral e ameaçava a dominação conservadora