Reduzir a maioridade penal é reduzir as perspectivas dos jovens
Artigo da cientista social Daniela Schoeps
Daniela Schoeps
O CENPEC é contra a redução da maioridade penal. Seu posicionamento parte do princípio de que a educação é um direito humano inalienável. Trata-se de um processo social contínuo que implica o envolvimento de diferentes atores e o reconhecimento de diversos saberes e ambientes de aprendizagem. Nesse sentido, a mudança na legislação pode significar que mais uma vez nossos adolescentes poderão responder injustamente pela falta de investimentos do Estado em políticas públicas para a população que vive em situação de vulnerabilidade social.
Não faltam números para mostrar que antes de mudar a legislação, o Brasil deve assegurar direitos. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 57% dos adolescentes não frequentavam o ensino formal no momento da internação. Um estudo realizado pelo Cenpec em 2014, intitulado A Voz dos Meninos, com adolescentes participantes do projeto Educação com Arte: Oficinas Culturais demonstrou que 89% deles apresentavam distorção idade-série acima de dois anos. Além disso, 42% dos jovens relataram não terem tido acesso à cultura antes da internação. Outros 5% afirmaram que, ao longo de suas vidas, só tiveram essa experiência durante o período em que estiveram em instituições de medidas socioeducativas, seja em liberdade semiaberta ou em regime fechado. Esses dados revelam uma triste realidade. Quase a metade deles nunca teve a oportunidade de acessar bens culturais antes de cumprir medidas socioeducativas. Esta é uma clara violação dos direitos dos adolescentes. Por isso, assegurar uma educação de qualidade, que estimula o desenvolvimento integral dos sujeitos com base na ampliação de suas oportunidades educativas e na garantia plena de seus direitos, é a alternativa para que esses jovens possam ter oportunidades de conhecimento e de se tornem protagonistas com opções de escolha para seus projetos de vida.
Com base na experiência do projeto Educação com Arte: Oficinas Culturais, foi possível identificar como o contato com a arte e a cultura contribui para o desenvolvimento dos adolescentes. Apesar do objetivo de a iniciativa ter a arte como experimentação e fruição, os resultados foram além: observou-se o desenvolvimento do letramento por meio de composição de letras de música, leitura de poemas, cantos e rodas de capoeira, textos teatrais, etc. Durante o monitoramento e avaliação do projeto em 2013, os participantes relataram que essas experiências contribuíram para ampliar entre os jovens o desejo de buscar novos conhecimentos e voltar a estudar, ajudaram a compreender o sentido de alguns conteúdos escolares, como geografia, história e português (redação e leitura). Ao ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento artístico e estético e ao pensamento crítico, o sujeito reorienta e internaliza valores, fortalece sua autoconfiança e amplia a probabilidade de novas perspectivas. Ressaltamos, entretanto, que qualquer aplicação de medida socioeducativa se dá dentro de um contexto real sobre o qual as possibilidades de intervenção são limitadas, principalmente pelo contexto institucional de contenção. Por meio do A Voz dos Meninos, observou-se que os adolescentes se identificaram com as atividades propostas nas oficinas de arte e cultura. “As oficinas é bom para a nossa aprendizagem maior que é a aprendizagem da arte, coisas que a gente não teve lá fora (a gente estava sempre na rua, longe de escola, longe de trabalhos como esses). Serve pra você aprender e adquirir mais pique, pra ter interesses. Se você não quiser você não é obrigado a fazer, mas eu procuro fazer porque eu gosto, se eu não gostasse eu não estava fazendo.”
O levantamento indica ainda a relação que o adolescente possui com o trabalho, questão primordial que não deve ser desconsiderada na reflexão da criação de sentidos nos processos de aprendizagem, tanto no ensino formal quanto informal. Grande parte deles projetam ter um bom emprego e voltar a estudar quando estiverem em liberdade. Querem conciliar as aulas com a atividade profissional, ou seja, estudar a noite para poder trabalhar ou mesmo “fazer bicos” durante o dia. Essas falas refletem a de muitos outros moradores das periferias que pensam desde muito cedo na sua inserção no mercado de trabalho e no seu retorno financeiro.
Eu estou estudando, me esforçando muito nas matérias. Estou fazendo uns bicos, ainda não tenho como trabalhar por causa da escola, estou fazendo uns bicos e tentando fazer coisas que vão me trazer mais ensinamentos, tentando praticar o bem, fazendo curso de cozinha, porque já fiz outros há tempos atrás, mas não aperfeiçoei direito e estou aprendendo mais… É o único jeito, tem que estudar pra ter um trabalho (…) Se eu não estudar, eu não vou ter como trabalhar. Então estou procurando um emprego pra futuramente estar dando uma vida diferente para a minha família.”
Atrás dos muros, esses adolescentes tornam-se ainda mais invisíveis para sociedade e para as políticas que visam o enfrentamento das desigualdades. Olhar através dos muros é imprescindível para trazê-los de volta ao mundo ao qual pertencem. Investir num processo educativo é reconhecer que o adolescente tem direito não apenas à vida, mas também o de construir sua própria narrativa.
Graduada em Ciências Sociais, mestre e doutora em Saúde Pública. Foi coordenadora de projetos do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
O Saberes e Práticas do Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do ambiente, aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Cookies estritamente necessários para o bom funcionamento do ambiente, permitindo a navegação no site e a utilização de seus recursos.
Cookie
Duration
Description
_GRECAPTCHA
5 months 27 days
This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks.
ARRAffinity
session
ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user.
ARRAffinitySameSite
session
This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category .
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category .
cookielawinfo-checkbox-functional
1 year
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category .
cookielawinfo-checkbox-others
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance
1 year
Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance".
CookieLawInfoConsent
1 year
Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios relevantes e campanhas de marketing. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.