Enem 2020: insegurança em meio à pandemia
As taxas de inscritos que não compareceram ao exame foi de 51,5% e 55,3%; entenda os problemas que marcaram esta edição
Retrospectiva: os principais acontecimentos de 2020 na Educação
Três especialistas da área fazem um balanço deste ano tão atípico e analisam os impactos da pandemia no direito à Educação
APC: avaliação e monitoramento do Programa em 2020
Tecnologia educacional é avaliada em 87,4% segundo estudo do Polo de Desenvolvimento Educacional para Itaú Social. Confira os resultados
Metodologias ativas: como inovar na sala de aula e envolver mais as(os) estudantes
Entenda o que são, como funcionam e como implementar as metodologias ativas na sua prática pedagógica
APC: balanço da formação em Língua Portuguesa e Matemática
Formadoras Patrícia Calheta e Sandra Amorim falam sobre aprendizagem da formação on-line com os(as) técnicos das secretarias municipais
O racismo estrutural na escola e a importância de uma educação antirracista
Entenda como o racismo se manifesta em espaços educativos e a importância de combatê-lo, para uma educação de qualidade
Educação midiática: como trabalhar o olhar crítico e a cidadania na sala de aula
É importante preparar os estudantes não só para analisar e entender o conteúdo que recebem, mas também para se expressar usando as mídias
Apoio Pedagógico Complementar: o papel da avaliação no Programa
Formação a técnicos das secretarias municipais discute o papel da avaliação na gestão e na aprendizagem. Confira entrevista com o especialista Wolney C. de Melo
Escolas saudáveis: ferramentas para pensar a retomada das aulas presenciais
O espaço ideal de uma escola saudável e os protocolos sanitários são temas importantes a serem considerados para a reabertura das escolas
Sonia Madi: Não saber e buscar respostas fazem parte da aprendizagem docente
A especialista em Didática Sonia Madi aborda os processos de desenvolvimento nos desafios enfrentados pelos educadores
APC aborda uso de rádio e vídeo no ensino remoto
Carlos Lima, do núcleo de educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, trata de rádio e vídeo no ensino remoto. Conteúdos serão trabalhados no módulo de Planejamento do Programa Apoio Pedagógico Complementar
O que é e como funciona o ensino híbrido
Ao discutir a volta das aulas presenciais, é preciso entender que o ensino híbrido vai além de misturar as aulas presenciais e remotas
Acolhimento em cascata: garantindo o apoio emocional na retomada das aulas presenciais
Apoiar uns aos outros, se corresponsabilizar e compartilhar experiências são ações fundamentais no acolhimento para volta às aulas
Experiências didáticas para o site Trajetórias de Sucesso Escolar
Parceiro investidor UNICEF Abrangência Nacional Parcerias Atina Público Professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental que desenvolvam atividades curriculares para estudantes em distorção idade-série. Produto Quatro experiências didáticas a… Leia mais >
Apoio Pedagógico Complementar: organização das redes em cenário de pandemia
Formação a distância com técnicos de secretarias traz subsídios para articulação das redes em prol do direito à educação associado à garantia da segurança de todos e todas. Saiba mais
Como pensar a avaliação diagnóstica e o planejamento na volta às aulas presenciais
Avaliação em rede, autoavaliação, olhar específico e atividades de acolhimento para manter vínculos e alinhar orientações pedagógicas
Retomada das aulas presenciais: muito planejamento e participação
Não é o momento de decidir datas ou prever retorno, mas sim de planejar com muita participação esse processo complexo
Educação caiçara: diálogo sensível com saberes ancestrais
Conheça uma experiência que promove o diálogo entre os conhecimentos escolares e a cultura local: a educação intercultural caiçara, desenvolvida em comunidades costeiras de Paraty (RJ)