Professoras(es): protagonistas na construção de uma educação com equidade étnico-racial
Gina Vieira, especialista em educação e inclusão escolar, trata da importância do trabalho docente na formação integral e dos desafios para a valorização dessas(es) profissionais
Professora e professor votam em quem prioriza a educação
Construir um futuro justo, próspero e democrático depende de uma educação pública de qualidade para todas e todos.
Ciclo de debates: Educação em tempos de (pós)pandemia
Instituto Alcoa e Cenpec promovem três encontros, abertos a profissionais da educação, sobre como rede e escolas podem efetivar o direito à educação
21 textos para discutir racismo em sala de aula
E-book de caráter paradidático produzido pela Universidade de Santa Cruz do Sul aborda diferentes viézes sobr racismo no Brasil
Desafios e boas práticas da alfabetização no pós-pandemia
Por Stephanie Kim Abe Desde o começo do ano, o espaço de prosa virtual do Programa Escrevendo o Futuro chamado Pergunte à Olímpia, aberto para que educadoras e educadores… Leia mais >
Manifesto por políticas públicas efetivas de valorização docente
Cenpec lança documento com conjunto de propostas essenciais e inadiáveis no campo da valorização e da formação docentes que devem ser prioridade na agenda política educacional dos próximos anos
#InclusãoPraTodoMundo: livro reúne artigos com argumentos favoráveis à educação inclusiva
Com 30 artigos de especialistas, a publicação da Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva compila os argumentos jurídicos e pedagógicos contra o decreto 10.502/2020
Como potencializar a recomposição da aprendizagem pós-pandemia
Considerar os aprendizados que ocorreram na pandemia, reorganizar as redes de ensino e entender que não estamos em uma corrida são algumas das bases desse processo para o Cenpec; saiba mais
Autodeclaração de raça/cor: por que fazer?
Pertencimento e identidade, ações afirmativas e políticas públicas são alguns dos aspectos que perpassam ou que se apoiam em dados de cor/raça para garantir mais justiça e equidade
Por uma cultura inclusiva na comunidade escolar
Autora e pedagoga Lucila Toledo Bernardes fala sobre currículo acessível, desafios da docência ao trabalhar com as diferenças, diversificação de práticas pedagógicas e muito mais
Olhar histórico sobre a valorização docente no Brasil
Entenda como fatores como carreira, formação, salário e reconhecimento têm sido tratados ao longo da história brasileira no processo de valorização de professoras e professores
Agenda conservadora na educação X valorização docente
Pesquisa coordenada pelo Cenpec e Ação Educativa revela que temas polêmicos como militarização das escolas e homeschooling não são apoiados pela maioria da população — e seguem na contramão da valorização docente
Celebrando a cultura popular e o folclore brasileiro
Neste Dia do Folclore (22 de agosto), compilamos uma série de reportagens e oficinas que tratam das diversas e ricas manifestações da cultura popular de todo o país
#PriorizaAProfessora: por que focar na valorização docente?
Entenda a situação das(os) docentes no Brasil hoje e a importância de aprofundar o debate sobre educação nas eleições 2022, melhoria das condições de trabalho e reconhecimento das(os) professoras(es)
PNLD: livros didáticos na garantia de educação de qualidade com equidade
Entenda mais sobre essa importante política pública, conheça o histórico do Cenpec na elaboração dos seus guias e confira dicas para fazer escolhas fundamentadas
#PriorizaAProfessora: Cenpec promove debate on-line no dia 30/08
Com a participação de diversas(os) especialistas, o evento busca colocar a docência no centro do debate sobre educação nas eleições 2022
Inclusão, equidade e desigualdades no ensino fundamental
Estudo da Unesco realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais reforça a importância de políticas focalizadas para garantir o acesso, a permanência e a trajetória escolar de sucesso de estudantes
#CasaLibras: e-book, contações de histórias e muito mais
Projeto analisa práticas bilíngues e produz materiais para ajudar famílias e educadora(es) no ensino e aprendizagem da língua de sinais