Jovens, ensino médio e crenças no futuro
Pesquisa investiga expectativas, desafios e relação que jovens de ensino médio estabelecem com a escola e o saber
Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) promove equidade
Boletim n. 2 do Educação&Equidade traz os resultados da pesquisa com alunos do Ensino Fundamental
A educação básica entre os jovens de 18 a 29 anos
Boletim Educação&Equidade n. 1 do CENPEC Educação traz pesquisa do IBGE sobre jovens no ensino médio
Uma segunda chance de estudar
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza gratuitamente materiais de estudo para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)… Leia mais >
A importância e a eficácia das avaliações externas
A notícia de que o Brasil aderiu ao estudo internacional PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) reacende a discussão em torno da aplicação de avaliações externas para medir o desempenho educacional.
Entrevista com Magda Soares
“Vamos constatar que temos fracassado em alfabetizar e letrar nossas crianças?”, assim Magda Soares expressa sua preocupação com relação à alfabetização e letramento no Brasil, quando perguntada sobre a eficácia de estudos como PIRLS e outros exames que medem desempenho educacional.
Em busca do sucesso
Como construir uma educação que promova a aprendizagem e o desenvolvimento integral de todos? Este vídeo de Raízes e Asas traz exemplos inspiradores de diversas regiões do país
Avaliação
O que é avaliar? O que e para que se avalia? Este episódio traz depoimentos de educadores e estudantes sobre esta importante ferramenta pedagógica
Trabalho coletivo no foco de Raízes e Asas
Como promover a participação de todos os envolvidos no processo educativo? O vídeo discute a importância da integração de esforços para um ensino-aprendizagem de qualidade
Raízes e Asas em vídeo: apresentação
Conheça a série de vídeos que integram a coleção histórica Raízes e Asas, que debate caminhos para uma educação democrática e de qualidade
Desigualdades na educação
Diretoria de Pesquisa e Avaliação do CENPEC realiza encontro formativo com coordenadores e técnicos da instituição. O objetivo é compartilhar investigações sobre desigualdades escolares
Nas escolas estaduais, 1,8 milhão de reprovados ou evadidos em 2018
Para Mônica Gardelli Franco, do CENPEC Educação, evasão e distorção idade-série precisam de políticas públicas integradas e articuladas
A escola é a pauta: escuta em jogo
Silvia Colello (USP) cria jogo de perguntas sobre a escola: o objetivo é estimular a reflexão e o debate respeitoso
Desigualdades nos Cadernos CENPEC
Edição traz artigos sobre políticas de educação, avaliação e desigualdades educacionais e socioespaciais
Avaliar alfabetização por amostra é retrocesso, dizem especialistas
Mudança foi anunciada na quinta-feira (02/05). Para Joana Buarque, do CENPEC, formato não permite leitura de dados no nível escolar
Raízes e Asas v. 8: Avaliação
Por que, para que e como avaliar em uma aprendizagem significativa e democrática?
Raízes e Asas v. 7: A sala de aula
Que estratégias adotar para tornar este um espaço de aprendizagem democrática?
Raízes e Asas v. 6: Como ensinar: um desafio
Que estratégias favorecem a aprendizagem significativa?