Refletindo sobre consumo

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Refletindo sobre consumo

Autoria: Educação&Participação
O que é?

Atividade de reflexão sobre a diferença entre precisar e querer.

Material
  • Internet.
  • Aparelho data show (se não houver disponível, pode-se usar computadores).
  • Ficha do anexo.
  • Folhas de sulfite.
Finalidade

Desenvolver uma atitude de consumo consciente.

Expectativa

Distinguir o precisar do querer; resistir aos apelos do consumo exagerado; perceber o papel da mídia na criação de necessidades.

Público-alvo

Crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Espaço

Sala de aula, de atividades ou outro espaço com acesso a internet

Duração

1 encontro de aproximadamente 90 min.


Início de conversa

O mundo atual é regido pela “ética do consumo”. Segundo essa ética, as pessoas são avaliadas pelo que possuem e exibem. Somos bombardeados, diuturnamente, nas ruas, nos jornais, nas revistas, na TV e internet pela propaganda de produtos para consumir. Muitos deles passam longe de nossas necessidades reais.

Saber distinguir o que nós precisamos comprar do que só queremos comprar não é fácil. O que precisamos, de fato, é muito mais importante do que aquilo que compramos apenas porque queremos. Por isso, precisamos desenvolver o hábito de prestar atenção às escolhas que estamos fazendo ao comprar.

Muitas pessoas têm dificuldade em controlar o impulso de comprar imediatamente o que querem. No entanto, é importante refletir se a aquisição é realmente necessária e se não implicará desconforto financeiro seu ou da família, gerando dívidas com cartões de crédito e empréstimos. Além disso, adiar a satisfação imediata dos desejos propicia a reflexão sobre valores e escolhas:

  • Por que é importante adquirir esse objeto ou serviço?
  • O quanto útil?
  • Eu realmente necessito disso neste momento?

Caso se conclua que o objeto ou serviço é realmente necessário, é importante planejar a compra.

É muito difícil resistir aos apelos da propaganda, principalmente, quando se é mais jovem. Por isso, é importante propiciar a crianças, adolescentes e jovens situações de aprendizagem nas quais possam pensar em como lidar com o dinheiro. É uma forma de exercitar escolhas e desenvolver atitudes e valores saudáveis para a vida pessoal e para a vida em sociedade.


Na prática

Inicie perguntando o significado de consumo e de consumismo, o tema do dia. Sabem do que se trata? Faça uma rodada para que levantem suas hipóteses e então proponha a eles assistirem a uma animação de Estevam Guerra, “Consumismo – Desenho animado ambiental”.

Peça que observem bem o que acontece em cada cena: na praia, na casa, no escritório, no supermercado, no shopping…

Terminado o vídeo, abra para discussão:

  • Qual o tema da animação?
  • Quais mensagens ela passa?
  • Por que ela trata essa questão?
  • O que fazer, há alguma saída?
  • O que ainda é possível modificar ?
  • Se continuar assim, o que acontecerá com as pessoas quando as coisas essenciais para a vida, como a água e o alimento, começarem a faltar?

Discuta com eles o papel da propaganda veiculada nos grandes meios de comunicação de massa, como TV, rádio e internet no estímulo ao consumo exagerado.

Apresente e discuta as alternativas possíveis: de um lado, as indústrias devem produzir cuidando dos recursos naturais, não destruindo a natureza, reflorestando, mantendo as espécies de animais que garantem o equilíbrio dos ecossistemas. De outro, as pessoas devem desenvolver o hábito do consumo consciente, adquirindo só o que realmente precisam para suas necessidades, cuidando de separar o lixo reciclável e reaproveitando tudo que for possível, desde alimentos até embalagens.

Encaminhe a discussão para os conceitos precisar e querer. Será que sabemos diferenciar o que é um e outro? Proponha um exercício.

Forme duplas e distribua, para cada uma, a folha do Anexo 1, com uma relação de 18 itens para classificarem em duas colunas: PRECISO e QUERO. Após dez minutos, peça às duplas que relatem suas respostas, com justificativas. As demais terão alguns minutos para se manifestar, concordando ou discordando.

E se?
Se houver algumas divergências, problematize para ajudá-los a chegarem a uma posição de bom senso, sem exageros.

Quadro consumo
Exemplo de lista

A seguir, em grupos maiores, de quatro ou cinco, desafie-os a levantar três outros itens realmente necessários, que não estão na lista e três itens que não são de necessidade, mas apenas objetos de desejo. Dê um tempo de 20 minutos para realizarem a atividade e abra a roda para que socializem.

Analise com eles a coluna QUERO, tentando identificar a origem dos desejos e o papel da mídia nesse processo. Oriente ainda para que identifiquem os desejos mais comuns manifestados no grupo e discuta a relação entre esses desejos e a geração dos alunos (certamente seus avós tinham outros desejos), ou seja, entre os desejos das pessoas e o contexto histórico e cultural em que vivem. Por isso é importante desenvolvermos a consciência do contexto em que estamos inseridos e as implicações dele em determinados comportamentos e atitudes que assumimos na vida em sociedade.

Feche a discussão aproveitando ao máximo o que trouxeram de argumentos para a socialização. Registre as principais ideias num cartaz para ser afixado na sala.

Finalize a oficina, apresentando outro vídeo para eles, uma animação muito interessante e radical do ilustrador inglês Steve Cutts, especialista em desenvolver animação com conteúdo questionador dos hábitos e escolhas do ser humano na atual sociedade de consumo.

Peça que comentem a alegoria do vídeo, chamando a atenção para o que o ser humano está fazendo com o planeta e também consigo mesmo. Não é incomum, na sociedade atual, algumas pessoas desenvolverem doenças relacionadas ao consumo, tornando-se dependente desse hábito, assim como muitos ficam dependentes de álcool e de outras drogas.


Hora de avaliar:

Após a projeção do vídeo de Steve Cutts, abra a roda para uma avaliação. Peça que se manifestem em relação ao que viram na oficina.

  • Conseguiram fazer a distinção entre precisar e querer?
  • É muito difícil?
  • Aprenderam algo que ajude a ter atitudes mais equilibradas e sensatas de consumo?
  • Foi bom trabalhar em dupla?
  • Houve alguma dificuldade?
  • Como as superaram?

O que mais pode ser feito?

Uma bela feira de trocas. As crianças e os adolescentes poderão marcar um dia para trazerem objetos, como brinquedos, roupas, livros, CDs, pelos quais já não têm muito interesse para trocar por outros objetos dos colegas. Uma comissão poderá ser eleita para organizar a sala e o evento.


Referência:

D’Aquino, Cássia. Como falar de dinheiro com seu filho. São Paulo: Saraiva, 2014.


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