Notícias
Procure por

E se o Brasil fosse um frasco de colônia?

A arte-educadora Selma Maria traz reflexões sobre como o ensino de história pode acontecer de forma brincante, artística e divertida

Campanha a importância da autodeclaração de raça/cor e o papel da educação

Com artigo e vídeos de formação, Comunidade Cenpec aborda a importância da autodeclaração e o papel da educação para o respeito à diversidade

O mito dos anos dourados na educação e a questão docente

Neste artigo, o jornalista Antônio Gois (Jeduca) reflete sobre o discurso saudosista recorrente quando se fala em educação pública e docência, e sua fundamentação em uma perspectiva histórica

Ciência e Diversidade: inovação que resgata ancestralidade e olha para o futuro

Novo espaço virtual do Solve for Tomorrow reúne diversos materiais voltados para as relações étnico-raciais nas áreas de Ciências da Natureza e de Matemática

#ProfessorasQueInspiram: histórias sobre quem marcou pra sempre as nossas vidas

Leia depoimentos de pessoas sobre as(os) docentes que deixaram marcas inesquecíveis em sua jornada e preste a sua homenagem a quem exerce essa profissão tão essencial

Professoras(es): protagonistas na construção de uma educação com equidade étnico-racial

Gina Vieira, especialista em educação e inclusão escolar, trata da importância do trabalho docente na formação integral e dos desafios para a valorização dessas(es) profissionais

Professora e professor votam em quem prioriza a educação

Construir um futuro justo, próspero e democrático depende de uma educação pública de qualidade para todas e todos.

Dia das crianças: um jogo para celebrar e proteger as infâncias!

Aprenda brincando sobre os direitos das crianças e dos adolescentes previstos no ECA e explore diversos conteúdos do Portal Cenpec que tratam da potência das infâncias e do desenvolvimento nessa fase

Ciclo de debates: Educação em tempos de (pós)pandemia

Instituto Alcoa e Cenpec promovem três encontros, abertos a profissionais da educação, sobre como rede e escolas podem efetivar o direito à educação

21 textos para discutir racismo em sala de aula

E-book de caráter paradidático produzido pela Universidade de Santa Cruz do Sul aborda diferentes viézes sobr racismo no Brasil

Desafios e boas práticas da alfabetização no pós-pandemia

Por Stephanie Kim Abe Desde o começo do ano, o espaço de prosa virtual do Programa Escrevendo o Futuro chamado Pergunte à Olímpia, aberto para que educadoras e educadores… Leia mais >

Videocast Rio Bravo: falando sério sobre a educação no Brasil

Do passado de exclusão escolar aos desafios para os próximos anos, Anna Helena Altenfelder comenta a educação brasileira em episódio do videocast Rio Bravo

Solve for Tomorrow: conheça as 10 equipes finalistas da 9ª edição

Com foco principalmente em sustentabilidade, os projetos estão distribuídos por todas as regiões brasileiras

Novo Ensino Médio: gestão escolar em defesa do seu projeto político pedagógico

Vice-diretor e diretor de escolas no Distrito Federal e no Ceará contam os percalços para implantar o novo modelo, garantindo os interesses de de professoras(es) e estudantes

Visita virtual à cidade de São Paulo por palavras e imagens

Tour educativo disponível on-line integra visita à Pinacoteca de São Paulo e ao Museu da Língua Portuguesa, por meio de acervos e do olhar ao território

Manifesto por políticas públicas efetivas de valorização docente

Cenpec lança documento com conjunto de propostas essenciais e inadiáveis no campo da valorização e da formação docentes que devem ser prioridade na agenda política educacional dos próximos anos

Conheça o Plano País para a Infância e a Adolescência

Com 137 propostas, o documento é um esforço de 146 organizações em defesa dos direitos da criança e adolescentes para estruturar políticas para a infância e a adolescência

#InclusãoPraTodoMundo: livro reúne artigos com argumentos favoráveis à educação inclusiva

Com 30 artigos de especialistas, a publicação da Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva compila os argumentos jurídicos e pedagógicos contra o decreto 10.502/2020