Revista Na Ponta do Lápis – nº 41 – setembro 2024
Nova edição da revista reflete sobre os conceitos e práticas da Educação Integral e seu diálogo com o ensino da Língua Portuguesa.
Escrevendo o Futuro: três novos cursos on-line com inscrições abertas e gratuitas
On-line, gratuitos e certificados, os três cursos são voltados para professoras(es) de Língua Portuguesa e podem ser realizados no horário de preferência da(o) cursista
Alfabetização: as diferentes abordagens e seus desdobramentos em sala de aula
Giovana Zen, presidente da Rede Latino-Americana de Alfabetização (Redalf), explica a diferença entre perspectivas sobre alfabetização e como elas se traduzem em propostas didáticas.
Escola Nota 10
Sobre o projeto O projeto se desenvolve como uma assessoria aos municípios que contribua para que as(os) gestoras(es) educacionais aprimorem a gestão dos recursos didáticos do Programa Nacional do… Leia mais >
O que não pode faltar na formação leitora
Por Stephanie Kim Abe Comecemos com uma pergunta central: você se considera uma pessoa leitora? Para aquelas pessoas que lêem livros com certa frequência, provavelmente não há hesitação em… Leia mais >
Fazendo de tudo para formar leitoras(es) e escritoras(es)
De maleta viajante a reconhecimento de autoras(es) locais, diferentes iniciativas esbanjam criatividade e proatividade na hora de estimular a formação leitora e escritora de crianças e adolescentes
Tudo sobre alfabetização e letramento
Confira nossa seleção de especiais multimídias, especiais, vídeos, oficinas e entrevistas publicadas no Portal Cenpec sobre alfabetização e letramento
Professoras autoras: quando a experiência docente origina poesia
Professoras que publicaram livros literários contam como suas escritas são inspiradas pela experiência em sala de aula – e vice-versa
Criando famílias literárias a partir de livros que circulam
Bel Santos Mayer fala sobre o papel da literatura na periferia, a importância de uma formação leitora transformadora e como partir do texto para criar relações humanas
Tutorias do APC: Olhar atento para enfrentar as desigualdades educacionais
Conheça a experiência de três municípios do Conisul Alagoas e como a tutoria tem apoiado pontos focais a superarem desafios e implantar ações para recomposição de aprendizagens
Como Emilia Ferreiro revolucionou a alfabetização
Entenda como as pesquisas da psicolinguista argentina, falecida no dia 26 de agosto, mudaram a forma de pensar a alfabetização das crianças
APC: aprender a ler o mundo a partir da diversidade
por Débora Britto O que significa educar para o multiletramento? Conhecer e reconhecer o papel da leitura. Entender que precisamos ler mais para ensinar a ler. Educar não apenas… Leia mais >
Oficina: Imagens contam histórias
Que tal trabalhar de forma divertida a relação entre imagem e escrita com as crianças por meio de um jogo?
Podcast: alfabetização e letramento na ponta da língua
Professoras especialistas em alfabetização conversam sobre suas práticas em sala de aula, política pública e desafios do pós-pandemia
Como tornar a leitura acessível e inclusiva
Conheça o “Guia de mediação de leitura acessível e inclusiva” e veja orientações de como trabalhar com a leitura inclusiva em diversos espaços escolares
De olho no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Especialistas comentam a estrutura e as expectativas da nova política nacional de alfabetização, que se compromete a alfabetizar todas as crianças até o final do 2° ano do ensino fundamental
Oficina: Letramento com temas da comunidade
Que tal desenvolver um projeto de letramento com base em questões da comunidade?
Dia da Língua Portuguesa: para se maravilhar com nosso idioma
Confira dicas de como despertar o encantamento pela língua portuguesa em sala de aula e diga qual é a palavra da nossa língua que você prefere